Abertas inscrições para a 4ª edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia

O evento, que já é tradição na região Norte, reunirá especialistas locais e nacionais de renome na área e contará com um vasto acervo científico sobre a temática câncer

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

A programação científica inclui cerca de 100 palestras (Foto: Divulgação)

Manaus – A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza, entre os dias 22 e 25 de novembro, a 4ª edição do Congresso Pan Amazônico de Oncologia. O evento, que já é tradição na região Norte, reunirá especialistas locais e nacionais de renome na área e contará com um vasto acervo científico sobre a temática câncer. Além de fomentar o conhecimento, a atividade tem por objetivo o fortalecimento da multidisciplinaridade, a atualização de protocolos e a troca de experiências.

O congresso acontece no hotel Intercity Manaus (Rua Marciano Armond, Adrianópolis) e as inscrições podem ser feitas no site www.panamazonicodeoncologia.com.br, com valores diferenciados por categoria, que varia de R$ 80 a R$ 240 (até 31 de agosto). A atividade é voltada aos estudantes e profissionais da saúde. Os participantes terão direito a 30 horas certificadas.

O diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, explica que o evento acontece a cada dois anos e a expectativa é que, pelo menos, mil congressistas participem das palestras, mesas redondas e exposições de trabalhos e casos clínicos.

A programação científica inclui cerca de 100 palestras. Os temas em pauta são: enfermagem, psicologia, assistência farmacêutica, fisioterapia, diagnóstico laboratorial, nutrição, fonoaudiologia, controle de infecção hospitalar, odontologia, oncologia molecular, humanização, prevenção do câncer, dermatologia oncológica, imagenologia e diagnóstica por imagem, mastologia e reconstrução mamária, ginecologia, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, oncologia cutânea, cirurgia oncológica, radioterapia, bioética, dor e cuidados paliativos e oncologia clínica.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, explica que a atividade terá seis eventos ocorrendo simultaneamente. São eles: IV Congresso de Enfermagem Oncológica da Região Amazônica; I Simpósio de Ética/Bioética e Boas Práticas em Pesquisa; Fórum Muldisciplinar de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero; Fórum Médico de Discussão de Casos Oncológicos na Ótica Clínico/Anátomo/Radiológica; IX Jornada Amazonense de Anestesiologia – Anestesia de Boas Práticas e o Minicurso de Farmácia Hospitalar.

“Também serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos na última edição do Paic/FCecon (Programa de Apoio à Iniciação Científica) e através das linhas de pesquisa cadastradas pela Fundação no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um dos principais órgãos federais fomentadores na área”, frisou.

As pesquisas têm como principal característica, o perfil de trabalho da instituição, com abrangência em oncologia cirúrgica, oncologia clínica, aspectos multimodais do câncer e as bases biológicas e moleculares do câncer (genética).

“Os resultados se refletem na melhoria da assistência ao paciente, com a atualização de protocolos e a aplicação de novas tecnologias, além de nos conferir mais know-how à FCecon”, destacou Kátia Torres.  “Entendemos que esse tipo de evento é de extrema importante para o Norte, principalmente por estarmos em uma região isolada do restante do País. A ideia é facilitar o acesso ao conhecimento e às informações de qualidade, sem a necessidade de deslocamento. Assim, podemos fomentar as discussões pertinentes na área e promover, ao mesmo tempo, o aperfeiçoamento técnico, trazendo inovação e capacitação, com ênfase em humanização e no cuidado do paciente”.