AM emitiu mais 2,5 mil carteiras de trabalho para estrangeiros, no 1º semestre

Número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Crescimento é atribuído à migração de venezuelanos

Édria Caroline

Manaus – O Amazonas registrou, no primeiro semestre deste ano, a emissão de 1.498 carteiras de trabalho a mais para estrangeiros que no mesmo período de 2017 – um aumento de 41,2%. O aumento é atribuído à migração de venezuelanos que entram no Estado, principalmente em Manaus, desde dezembro de 2016. No total, o Amazonas emitiu 44.294 carteiras no passado e 52.061 agora em 2018. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho (MT), nesta quarta-feira (1º).

Aumento de emissão de carteiras de trabalho é atribuído à migração de venezuelanos (Foto: Reprodução/Record News Manaus)

Em relação ao número total de emissões do documento no Estado, os estrangeiros representam 4,8%. Conforme o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), estima-se que Manaus seja o novo local de moradia de 1.500 venezuelanos. De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), 393 migrantes da Venezuela estão cadastrados e recebem suporte da Prefeitura de Manaus.

Entre janeiro e junho de 2017, foram emitidas 1.050 carteiras de trabalho para estrangeiros, enquanto que no mesmo período de 2018 o número aumentou para 2.548.

Ainda de acordo com dados do MT, no primeiro semestre deste ano, mais de 2,7 milhões de carteiras de trabalho foram emitidas em todo o País. Esse número representa um aumento geral de mais de 74 mil documentos em relação ao mesmo período do ano passado.

Até o final de junho de 2017, a emissão havia chegado a 2.644.195 carteiras no País, enquanto que em 2018 esse número ficou em 2.719.179. O aumento do número nacional se deve principalmente ao Estado de Roraima, em virtude da grande quantidade de imigrantes venezuelanos ingressando no Brasil devido à crise em seu país de origem.

Carteiras podem ser solicitadas nos PAC’s

As carteiras de trabalho podem ser solicitadas pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) no posto central do Sistema Nacional de Empregos – Amazonas (Sine-AM), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus, das 8h às 14h, e também nos postos da Setrab dos seis PAC’s da cidade.

O prazo médio de entrega das carteiras é de 20 dias, pois o documento é impresso em Brasília, pelo Ministério do Trabalho, e depois enviado a Manaus. Para quem perdeu ou teve a Carteira de Trabalho roubada, o primeiro passo é procurar o Sine-AM com o número da carteira antiga para que seja solicitada a segunda via do documento.