Táxi Manaus é lançado visando concorrência com motoristas de aplicativos

O app já está disponível nas plataformas Android e IOS para competir com motoristas como os da empresa Uber. 'Não era justo não darmos uma chance aos taxistas', disse o prefeito Arthur Neto.

Sofia Lorrane/ redacao@diarioam.com.br

Manaus – Uma competição mais justa entre os motoristas de aplicativo, como os da empresa Uber, e os taxistas. Esta é a proposta de mais um aplicativo lançado, nesta sexta-feira (4): o Táxi Manaus. O app foi apresentado pelo prefeito de Manaus Arthur Neto e já está disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS.

O app foi apresentado pelo prefeito de Manaus Arthur Neto e já está disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS. (Foto: Sandro Pereira)
“Com isso queremos igualdade de competição, para que o ganhador seja o povo de Manaus. Não queremos sobrepujar o Uber, nem eliminar ninguém. Os taxistas merecem um lugar ao sol e agora eles vão poder competir, visando oferecer melhores serviços. Não era justo não darmos um chance aos taxistas”, disse.

Segundo o presidente do Sindicato do Taxistas do Amazonas (Sintáxi-AM), Luiz Aguiar, o aplicativo foi um conquista para a categoria. “Já estamos há mais de um ano negociando para formar essa questão do aplicativo. A partir de agora vamos poder trabalhar com preço fixo e as pessoas vão poder pedir o serviço por meio da internet”, explicou.

Manaus é a terceira cidade que recebe o aplicativo, segundo o Sintáxi-AM. O desenvolvimento da ferramenta foi coordenado pela Prefeitura que está investindo cerca de R$ 200 mil, durante dois anos. Após esse período, a gestão do aplicativo será entregue ao sindicato que irá assumir a manutenção e a licença do aplicativo.

Segundo Arthur, o aplicativo servirá também para promoção turística da cidade, apontando serviços e locais para visitação como as galerias populares, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, parques e outros espaços públicos.

Aplicativo de táxi

Outro aplicativo é o Unitáxi  que há quatro meses está em operação na capital amazonense, criado por um grupo de motoristas de táxi da capital que viram na oportunidade uma chance de concorrência com os aplicativos de mobilidade urbana de empresas como Uber, Cabify e 99 Pop.

Em Manaus, o aplicativo é operacionalizado pelas empresas Tucuxi Rádio Táxi, Manauara Táxi, Cidade Nova Rádio Táxi e Tocantins Rádio Táxi. Entre os diferenciais do serviço, segundo taxistas, estão carros com monitoramento via GPS, além de fornecimento de dados completos sobre os motoristas para oferecer segurança aos usuários.

De acordo com o vice-presidente da Tucuxi Rádio Táxi, José Augusto, o app veio para concorrer com os aplicativos de mobilidade urbana que vem crescendo atualmente. “Todas as corridas têm os valores tabelados e o cliente ainda pode fazer uma avaliação. A maioria dos carros também possui wifi grátis e demais serviços para melhor atender os clientes”, disse em entrevista ao portal D24AM.