Atalaia do Norte recebe Feira do Pirarucu Manejado e atrações culturais, neste sábado

Programação contará com a venda de pirarucu, oferecido a R$ 6, o quilo, exposição de peixes, exposição de artesanatos, concurso de culinária e shows regionais

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A primeira edição da Feira do Pirarucu Manejado de Atalaia do Norte acontece neste sábado (30), no município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros a oeste de Manaus). O evento foi idealizado pela Prefeitura de Atalaia do Norte (PMATN), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e irá disponibilizar para venda mais uma tonelada do peixe.

A programação vai da venda de pirarucu a população; oferecido a R$ 6, o quilo, exposição de peixes, exposição de artesanatos, concurso de culinária e shows regionais para embalar o evento, tudo isso acontecerá em estrutura montada na praça de alimentação Vale do Javari, localizada no Centro da cidade.

Evento irá disponibilizar para venda mais uma tonelada do peixe (Foto: Divulgação)

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Monteiro Filho, a importância do manejo para a economia de Atalaia do Norte é de grande impacto, pois resgata a dignidade dos ribeirinhos que, antes do Projeto de Manejo da Comunidade de São Rafael, na zona rural do município, viviam sem expectativa de renda.

“Além de melhorar a vida das famílias, houve aumento de conhecimento e de responsabilidade pelas riquezas existentes nas comunidades da calha do Rio Itacoaí”, declarou.

O secretário afirmou, ainda, a importância das entidades parceiras e colaboradores do projeto, como a Prefeitura de Atalaia do Norte e o IBAMA, órgão que autoriza e fiscaliza a despesca legal do pirarucu que, em primeiro ato, é destinado para comercialização a pequenos e grandes empresários da região. Nesse ano, foram vendidas 82 unidades, cerca de cinco toneladas.

Solidariedade

A Feira do Pirarucu Manejado de Atalaia do Norte também terá um momento beneficente onde será realizado um sorteio, em forma de bingo, de um pirarucu inteiro. A renda será totalmente revertida ao tratamento de saúde da atalaiense Karla Gimaque, em Manaus.