Homenagem a Tenreiro de Aranha e desfile escolar serão realizados no 5 de setembro, em Manaus

Homenagem será realizada na Praça da Saudade, às 7h, e o tradicional Desfile Cívico Escolar acontece no Sambódromo, às 17h

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus -Em comemoração ao Dia da Elevação do Amazonas à categoria de Província celebrado nesta terça-feira (5), será realizado o tradicional Desfile Cívico Escolar, Às 17h, no Centro de Convenções (Sambódromo).  Além do desfile, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) realiza mais uma atividade cívica, no Centro de Manaus, a Homenagem Póstuma a Tenreiro de Aranha, que inicia às 7h.

Desfile realizado em 2016, no Sambódromo (Foto: Valdo Leão/ Secom)

O evento será realizado na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade). A  homenagem a Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província,contará com aproximadamente 50 alunos da Escola Estadual Eunice Serrano.

Já no final da tarde, às 17h, ocorre o tradicional Desfile Cívico Escolar, no Centro de Convenções (Sambódromo), no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da capital. A Orquestra Sinfônica Cláudio Santoro abre o desfile, seguida das escolas estaduais Manoel Marçal de Araújo, Joana Rodrigues Vieira, Diofanto Vieira Monteiro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Abrigo Moacyr Alves, entre outras instituições de ensino das sete coordenadorias distritais de educação.

Para o encerramento dos 10 pelotões, a Coordenadoria Distrital de Educação 7 vai desfilar com banda e fanfarra das escolas estaduais Ernesto Pinho Filho e Inspª Dulcinéia Varela Moura. Alunos e gestores da Escola Estadual Evandro das Neves Carrera e também da Escola Estadual Eliana de Freitas Moraes fazem o fechamento da noite.

 

6 e 7 de setembro

Os desfiles dos dias 06 e 07 são coordenadas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), por meio do Cerimonial do Governo do Estado e em parceria com a Seduc. No dia 6 acontece o Desfile Naval, na Praia da Ponta Negra, no Bairro de mesmo nome, zona Oeste da cidade, às 9h. O Desfile Militar será no feriado da Independência, dia 7, às 8h15, no Centro de Convenções (Sambódromo).

A cerimônia de encerramento da Semana da Pátria 2017, com a solenidade do “Abafamento do Fogo Simbólico” será no Sambódromo, logo após o desfile Militar, e será realizada pela Seduc e Maçonaria.