Manaus registra mais de 25 mil acidentes de trânsito em um ano, diz SSP

O órgão de Segurança Pública registrou mais de 8 mil acidentes com vítimas lesionadas no ano passado. Em 2018, casos como o do Sargento da PM, Sérgio Ramos, ganharam repercussão

Stephane Simões / redacao@diarioam.com.br

Manaus –  A capital amazonense registou 25.504 ocorrências de acidentes de trânsito no ano de 2017, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). As maiores ocorrências são de acidentes com vítimas lesionadas. O órgão de segurança registrou 8.938 acidentes do tipo, no ano passado. Outras 235 pessoas morreram em decorrência dos acidentes.

O sargento Sérgio Ramos morreu após colidir a moto que pilotava contra uma BMW, a caminho de um enterro, no Tarumã (Foto: Reinaldo Okita)

Já em 2016, foram registradas 25.497 ocorrências, sendo 11.194 com vítimas lesionadas e 233 vítimas fatais, de acordo com a SSP-AM. Para 2018, o órgão já registra uma quantidade considerável de ocorrências. Ao menos, 22 pessoas morreram vítimas de acidentes no trânsito de Manaus, em Janeiro.

Ainda segundo os dados da SSP-AM, só no primeiro mês deste ano, foram registrados 1.744 acidentes de trânsito, como colisão entre veículos, quando não há vítimas. Dos acidentes registrados, onde houve vítimas, os dados revelam que 971 foram com vítimas lesionadas, totalizando 2.737 ocorrências.

Atendimentos a vítimas do trânsito

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é o responsável por fazer o atendimento às vítimas de trânsito e contabilizou, no ano passado, 9.795 ocorrências contra 10.986 atendimentos realizados em 2016. Em janeiro, o órgão já chegou a 803 atendimentos.

Casos de repercussão em 2018

Um dos casos de maior repercussão de 2018 foi o acidente envolvendo o sargento da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Sérgio Ramos. Ele morreu na hora após a moto dele colidir contra uma BMW, de cor banca e placa PHY-5250, na Avenida Santos Dumont, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O motorista do carro, o empresário Clóvis de Oliveira Maia Filho, de 35 anos, fugiu sem prestar socorro e abandonou o veículo no local. Ele se apresentou à polícia e aguardará a conclusão do inquérito em liberdade. O fato aconteceu no último dia 8 de fevereiro.

Outro caso ocorreu no último sábado (17), quando dois idosos, identificados apenas como Almir Alencar, 78, e Jefferson Vegas, 69, morreram após serem atropelados, na Avenida Major Gabriel, Centro de Manaus.De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), o motorista de uma Strada branca, de placa PHC-5632, invadiu a calçada e deixou três vítimas. Um outro idoso, identificado como José Lázaro, 72, foi atingido pelo veículo e foi encaminhado ao Hospital 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus.