Manaus teve 1,2 mil assaltos a ônibus em menos de seis meses, diz SSP

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, no acumulado do ano, revelam que apenas 604 indivíduos foram presos por conta de ações criminosas nos ônibus

Gisele Rodrigues / redacao@diarioam.com.br

Manaus- Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registraram, neste ano, mais de 1,2 mil assaltos a ônibus do sistema de transporte público de Manaus, em menos de seis meses. No entanto, no mesmo período, apenas 604 pessoas foram presas suspeitas de cometerem o crime.

Em meio aos casos de insegurança dentro do transporte público, como o do motorista que foi morto na última quinta-feira (14), a SSP-AM afirma que houve redução de furtos e roubos nos veículos, em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o aplicativo que buscava reduzir o número de assaltos de ônibus, em maio, um mês após o lançamento da ferramenta tecnológica, a queda nos casos de assaltos no transporte foi apenas de 7%. O ‘Aviso Polícia’ recebeu mil chamados de pânico, no período.

“Até o momento, foram 6 mil downloads e 1 mil acionamentos. A maior parte dos acionamentos são de chamadas de usuários testando e outros tipos de ocorrências”, disse a SSP-AM, em nota.

Em 2017, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que o sistema de transporte da cidade sofreu 3.844 assaltos, enquanto a SSP divulgou 228 casos a menos do que as empresas de ônibus, no mesmo período.

Reforço

Por meio de nota de esclarecimento, o secretário da SSP-AM, coronel Anézio Paiva, disse que determinou reforço nas operações de fiscalização aos ônibus neste final de semana.

“Desde o mês de abril, seguindo determinação da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar está atuando em ação de reforço nos cinco terminais de integração da capital amazonense, entre 5h e 8h, e entre 17h e 19h. Além disso, a PM realiza a operação Catraca ao longo da semana, com barreiras e abordagens surpresas a veículos”, ressaltou a nota da secretaria.

O aplicativo Aviso Polícia, dedicado exclusivamente à prevenção de assaltos aos ônibus do transporte público, está disponível para as plataformas Android e iOS, segundo informou o órgão de segurança.

Nesta sexta-feira, a SSP-AM lançou a operação Cavalo de Aço, também focada na fiscalização ao transporte público. “A partir de hoje reforçaremos as operações nas ruas, com abordagens efetivas dentro dos ônibus, principalmente em áreas de maior registro de ocorrências. Será uma operação constante e ostensiva, com a participação da Polícia Civil e Polícia Militar, parando e fiscalizando os ônibus. Os policiais já estão orientados a fazer as abordagens”, ressaltou o secretário.

A SSP-AM também solicitou do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Manaus as imagens de ações criminosas em ônibus. As imagens estão em análise.