Esquenta da Virada Sustentável acontece neste sábado (11), em Manaus

Manaus – Com a proposta de implantar a conscientização ambiental e mostrar a importância do tema, o Esquenta da Virada Sustentável Manaus acontece este sábado (11), no Shopping Park Sumaúma, na Av. Noel Nutels, 1762 – Nova Cidade, zona Norte.

O Esquenta é uma prévia do que promete ser a Virada Sustentável Manaus e contará com programação diversificada e gratuita incluindo distribuição de mudas, shows musicais, aula de dança e alongamento, feira de criatividade, grafitagem, oficinas de pintura em garrafa e de desenho. Entre as atrações musicais estão o rapper Jander Manauara e Código de Honra, as bandas Os Tucumanus e Pusanga.

Conforme antecipa a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel, a ideia é ser um aquecimento da Virada, que acontecerá nos dias 9 e 10 de julho em todas as regiões de Manaus. “Queremos conscientizar a população sobre a importância do tema. Por esta razão, escolhemos a Semana do Meio Ambiente para organizarmos o esquenta da Virada”, destaca.

A oficina com garrafas será ministrada pela ONG Transformação e, por se tratar de um material não reciclado em Manaus, a ação contribuirá como alternativa ao descarte deste tipo de material. A ONG trabalha no bairro da Redenção, incentivando ações sociais.

Outra atividade do evento será organizada pela ONG Mudadores de Rua e os Escoteiros do Brasil que arrecadarão brinquedos, alimentos, roupas, material de higiene pessoal e fraldas para doar a instituições de apoio. A ONG Descarte também estará no local para recolher lixo eletrônico.

O Esquenta é uma realização da Virada Sustentável Manaus com apoio da  Fundação Amazonas Sustentável (FAS), CasaCinco e Shopping Park Sumaúma.

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um movimento de educação em prol da sustentabilidade que promove atividades culturais e lúdicas como principais ferramentas. O projeto promove uma abordagem importante para que pessoas, organizações e instituições atuem na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Funciona como um laboratório de práticas sustentáveis nas cidades por onde passa, estimulando governos e empresas a adotarem soluções sustentáveis em temas como mobilidade urbana (caminhada, bicicleta e uso do transporte público), inclusão de pessoas com deficiência (acessibilidade, necessidades especiais) e empoderamento do espaço público (parques e praças).