Princesa do Japão cumprirá agenda em Manaus para celebrar imigração japonesa

A alteza embarcou, nesta terça-feira (17), de Tóquio, rumo ao Brasil, onde permanecerá por duas semanas e visitará 14 cidades de cinco estados

Bruno Mazieri / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A princesa Mako de Akishino, alteza imperial do Japão, cumprirá agenda em Manaus, na próxima semana. Ela embarcou, nesta terça-feira (17), de Tóquio, rumo ao País, onde permanecerá por duas semanas e visitará 14 cidades em cinco estados. A visita é em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

A visita é em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. (Foto: Reprodução)

Mako, que tem 26 anos, é filha do príncipe Fumihito com a princesa Kiko Akishino e neta do imperador Akihito e da imperatriz Michiko. A previsão é de que ela desembarque no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (18), onde visitará o Cristo Redentor e o presidente da República, Michel Temer.

Na quinta-feira (19), ela segue para o Paraná e, na sexta-feira (20), para São Paulo, localidade que abria a maior comunidade japonesa no Brasil. Em Manaus, ela desembarca no dia 24 e parte no dia 26. Detalhes sobre sua permanência na capital do Amazonas ainda não foram revelados.

Agenda

Mako percorrerá 14 cidades em cinco estados, onde participará de vários atos e se reunirá com descendentes dos japoneses no país, antes de retornar ao Japão, no dia 31. Além da visitia de cortesia a Temer, ela deve conhecer ponstos turísticos com o Cristo Redentor, antes de seguir na quinta-feira (19) para o Paraná.

Na sexta (20), a princesa Mako fará um discurso na cidade de Maringá e no dia seguinte participará como mestre de cerimônias em um evento comemorativo em São Paulo, que abriga a maior comunidade japonesa do país. Em sua viagem de duas semanas ao Brasil, além de Manaus a princesa deverá visitar outros lugares com grande presença de brasileiros descendentes de japoneses como Tomé-Açu, no Pará.

O Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão, com cerca de 1,9 milhão de pessoas. A última visita feita por um membro da família real japonesa ao Brasil foi a do príncipe Naruhito, que em março participou do Fórum Mundial da Água, em Brasília.