Procissão da Via Sacra espera mais de 10 mil fiéis, em Manaus

Nesta quinta-feira, tem missa do Crisma e Benção dos Santos Óleos. Amanhã, tem a Via-Sacra e, no Sábado Santo, uma vigília. As atividades são alusivas à crucificação de Jesus Cristo e a sua ressurreição

Sofia Lorrane / portal@d24am.com

Foto: Sandro Pereira

Manaus – Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a Via-Sacra que sairá, às 9h, da Catedral Nossa Senhora da Conceição, na Praça Oswaldo Cruz, no Centro de Manaus, na próxima sexta-feira (14), de acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Manaus. O arcebispo de Manaus, dom Sergio Castriani, estará na Catedral Nossa Senhora da Conceição durante a Semana Santa, presidindo as missas de Santa Óleos, Santa Ceia e a Vigília Pascal.

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Manaus, hoje, às 9h30, será realizada a Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos, em que os Santos Óleos, usados ao longo de todo o ano pelas paróquias, serão abençoados. A referida celebração conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a arquidiocese, para reafirmação do compromisso de servir a Jesus Cristo.

Às 18h, começa a Missa da Ceia do Senhor e Adoração ao Santíssimo, que, segundo a Arquidiocese, faz memória à Última Ceia, quando Jesus na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o seu corpo e sangue sob as espécies de pão e do vinho e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

Na Sexta-Feira da Paixão, a programação começa às 7h, com Ofício da manhã e, às 9h, começa a Via-Sacra, onde a igreja propõe meditação para ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus. Às 15h, inicia a Novena da Divina Misericórdia, em seguida, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, e a procissão do Senhor Morto depois, às 16h, acontece a Meditação das 7 Dores da Nossa Senhora.

No sábado (15), será a solene Vigília Pascal, onde os fiéis têm lâmpadas acesas, segundo a Arquidiocese, como os que aguardam seu senhor chegar. Encerrando a programação, no Domingo de Páscoa, acontece a Celebração Eucarística.

Confira a programação

13 de Abril – Quinta-feira Santa

9h30 Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos
18h – Missa da Ceia do Senhor Adoração ao Santíssimo

14 de Abril – Sexta-feira Santa

7h – Ofício da Manhã
9h – Via-Sacra (saindo da Catedral até o Santuário N. Sra. de Fátima)
15h – Novena da Divina Misericórdia (Catedral N. Sra. da Conceição)
15h – Celebração da Paixão do Senhor (Santuário N. Sra. Fátima)
Em seguida, procissão do Senhor Morto até a Catedral
16 – Meditação das 7 Dores da Nossa Senhora
(Catedral N. Sra. Conceição)

15 de Abril – Sábado Santo

20h – Vigília Pascal

16 de Abril – Domingo de Páscoa
7h30, 10h e 18h – Celebração Eucarísticas
15h – Terço da Misericórdia