Programação da 3ª Semana Municipal de Trânsito será lançada nesta terça-feira

Com informações de assessoria / portal@d24am.com

Foto: Jair Araújo/Arquivo D24am

Manaus –Nesta terça-feira (28), às 9h, a Prefeitura de Manaus lança a 3ª Semana Municipal de Trânsito, com o tema ‘Sua atitude muda o trânsito e salva vidas’, no Parque Municipal do Idoso (Rua Jorge Baird, 422, Adrianópolis).

Organizada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), a semana tratará de vários assuntos relacionados à prevenção e combate a acidentes nas vias da cidade.

Durante a abertura haverá uma palestra para enfatizar o tema, além da emissão  da credencial para vaga especial em estacionamento e entrega de material informativo .

Ainda dentro da programação da 3ª Semana Municipal de Trânsito, na sede do Manaustrans (Avenida Tefé,  850, Raiz), às 14h30, será realizada a 1ª Reunião do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito 2017. Representantes das instituições participantes da ação educativa vão apresentar um balanço das atividades realizadas e lançar as estratégias para 2017.

Na quarta-feira (29), haverá uma palestra do projeto Condutor Consciente sobre ‘Técnicas de Pilotagem Segura’ para mototaxistas.  O projeto, lançado pelo Manaustrans em 2014, já alcançou  mais de três mil condutores com informações sobre legislação de trânsito, direção defensiva e comportamento seguro no trânsito.

Ainda na quarta-feira, os educadores do Manaustrans farão uma abordagem educativa na Avenida Autaz Mirim, via que concentrará atividades de combate a acidentes de trânsito. Motoristas e pedestres serão abordados com orientações e material informativo.

A programação inclui, também, na quinta-feira (30), a realização de uma mobilização para enfatizar o respeito aos ciclistas. Uma blitz educativa será realizada nas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, com a participação de ciclistas e educadores do órgão.

Na sexta-feira (31), será realizada a 135ª turma do projeto ‘Condutor Consciente’, destinada a colaboradores da Manaus Ambiental. Ainda na sexta-feira, como parte do encerramento da semana do trânsito, o Manaustrans participará do projeto ‘Oca vai à Escola’. A atividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), visa levar informações sobre trânsito em forma de jogos e brincadeiras para a comunidade escolar.

Semana Municipal de Trânsito

A  data foi criada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para lembrar o acidente de trânsito, na Avenida Djalma Batista, em 2014, entre um caminhão e um microônibus que resultou na morte de 16 pessoas. O evento faz parte do calendário oficial do município de Manaus, que institui o dia 28 de março como o Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, de acordo com a Lei Municipal número 1.861, de 06 de maio de 2014.