Tecnologia utilizada por empresa local auxilia no controle de bolsas de sangue

O projeto usa a tecnologia de radiofrequência no controle de bolsas da FCecon. Software e hardware foram desenvolvidos para auxiliar nas etiquetas e nos leitores de radiofrequência

Da Redação / portal@d24am.com

Foto: Acervo/DA

Manaus – Uma tecnologia inovadora tem sido usada para auxiliar o controle de bolsas de sangue da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). O projeto, que usa a tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência), recebeu fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

O projeto, que recebeu o nome de Controle de Bolsas de Sangue da FCecon Utilizando a Tecnologia RFID, foi desenvolvido pela microempresa Label Evolution Desenvolvimento de Sistemas  Tecnológicos Ltda., sediada em Manaus, é coordenado pelos sócios Daniel Leão Coelho e Mario Ramos Batista.

“Além da questão do controle da bolsa de sangue usando a tecnologia de radiofrequência, conseguimos desenvolver um software e um hardware que auxiliam na questão da etiqueta e nos leitores de radiofrequência. Isso nos possibilitou ter bastante eficiência no controle das bolsas de sangue”, disse Leão.

O grupo está desenvolvendo uma tecnologia para a Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Amazonas (FHemoam), que vai desde a doação até a transfusão do paciente e o descarte da bolsa.