Vítimas de acidente aéreo com monomotor nas proximidades do Aeroclube são identificadas

O acidente envolvendo um monomotor modelo EMB-720D caiu na manhã desta quinta-feira (22), nas proximidades da Avenida Torquato Tapajós, zona centro-sul de Manaus

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Robson Castilho (piloto), Ernandes Rogério (co-piloto), o empresário Osmir dos Santos, Waldir Aldenir Cestrans e Flávio, que não teve o sobrenome divulgado, estavam no avião que caiu na manhã desta quinta-feira (22), nas proximidades da Avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, zona centro-sul. A informação foi passada por meio de nota pela Prefeitura de Manaus.

Robson Castilho (à esquerda), Ernandes Rogério (à direita) eram piloto e co-piloto, respectivamente, da aeronave que caiu na manhã desta quinta-feira (22) (Foto: Reprodução/Facebook)

As vítimas fatais foram Robson Castilho, Ernandes Rogério e Osmir dos Santos. As vítimas que foram resgatadas no local do acidente são Waldir Aldenir Cestrans e Flávio. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou que um dos dois sobreviventes chegou ao Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, no bairro Coroado, em estado gravíssimo  e foi encaminhado para cirurgia, mas morreu durante o procedimento. Já o segundo sobrevivente, foi estabilizado na área de politraumas e passa por cirurgia na tarde desta quinta-feira (22).

Acidente

Quatro pessoas morreram, sendo três na hora do acidente e uma no hospital após a queda de um monomotor modelo EMB-720D com capacidade para seis pessoas, na manhã desta quinta-feira (22), em uma área de mata no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Um dos sobreviventes foi submetido à cirurgia, mas faleceu durante o procedimento. A outra vítima resgatada passou por cirurgia e tem quadro de saúde estável. O avião estava indo em direção ao município de Borba (a 151 quilômetros a Sul de Manaus).

Segundo informações do operador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Flávio Cavalcante, a queda da aeronave aconteceu por volta das  9h30. “Um piloto que estava no aeroclube a espera dessa aeronave nos acionou dizendo que ela havia caído nas proximidades”, informou. Ainda não há informações se o monomotor estava fazendo um pouso normal ou de emergência.

Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram minutos depois da queda do monomotor e realizaram os regastes das duas vítimas junto com equipes do Samu. Os dois sobreviventes foram encaminhados ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vai realizar uma perícia para identificar as causas da queda do monomotor.

*Atualizada às 15h01.