Detran lança CNH Digital no AM; saiba como ativar

Após o cadastro, os motoristas poderão acessar a CNH Digital por meio de aplicativo instalado no smartphone, o que é válido em todo território nacional

Stephane Simões / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lançou, na manhã desta segunda-feira (26), a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). Após o cadastro, os motoristas poderão acessar a CNH Digital por meio de aplicativo instalado no smartphone, o que é válido em todo território nacional. Veja o passo a passo para ativar. Os agentes do Detran usarão outro aplicativo, para checar a veracidade do documento, por meio do QR code (assinatura eletrônica).

Podem aderir, os motoristas que emitiram a CNH a partir de maio de 2017, que são as carteiras em que já constam o QR code, no verso do documento. O motorista precisará da assinatura para poder realizar o cadastro da CNH digital, conforme informou o diretor-técnico do Detran. “O trânsito também precisa acompanhar esse avanço tecnológico. A CNH digital é opcional, mas traz grandes vantagens para os usuários”, afirmou.

Podem aderir, os motoristas que emitiram a CNH a partir de maio de 2017, que são as carteiras em que já constam o QR code, no verso do documento (Foto: Sandro Pereira)
A CNH digital foi uma medida estabelecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O prazo inicial era até fevereiro deste ano, para todos os estados. Mas, por conta das dificuldades que alguns estados tiveram, foi adiado para julho.

O diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, afirmou que o novo recurso será gratuito. “Este recurso veio para facilitar a vida em todos os sentidos. É um avanço para o Estado, pois poucos possuem esse recurso”, disse o diretor-presidente do órgão. “Nós estamos entregando antes do prazo estabelecido pelo Denatran”, acrescentou Diniz.

Como funciona

Antes de instalar o aplicativo, o motorista precisa fazer um cadastro no site do Denatran, no qual deve ser disponibilizado as informações pessoais de cada usuário. O roteiro explicativo, com o passo a passo do cadastro, está disponível no site do Detran.

“A digital é uma comodidade para o usuário. Você esquece um documento, mas não esquece o celular. Ela possui a mesma validade jurídica, mas a emissão em cédula ainda é obrigatória”, frisou o diretor-técnico do Detran.

O aplicativo CNH Digital está disponível para download na Google Play e App Store.