Dez mil ruas de Manaus devem ser recuperadas durante o verão, diz Arthur

O 'Plano de Obras de Verão', lançado nesta segunda-feira, contará com investimento de R$ 320 milhões e terá início em bairros das zonas leste e norte da capital

Édria Caroline

Manaus – Duas mil ruas recuperadas por mês com o trabalho de recapeamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) é a meta da Prefeitura de Manaus para os próximos cinco meses. As ações fazem parte do ‘Plano de Obras de Verão’, lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, na manhã desta segunda-feira (11), na Rua Barreirinha, bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus, onde a ação teve início. Até o fim do verão, serão dez mil ruas contempladas, conforme o prefeito.

Os trabalhos do ‘Plano de Obras de Verão’ mobilizam mais de 600 servidores da Seminf (Foto: Édria Caroline/Divulgação)

Recapeamentos de grandes avenidas, pontes de concreto, tapa-buracos, drenagens superficiais e implantação de novos retornos estão previstos no pacote de obras. Cerca de 300 profissionais aprovados no processo seletivo da Seminf foram convocados para reforçar a equipe nas ações.

“Vamos aproveitar a chegada do verão para que possamos melhorar a infraestrutura da cidade de Manaus. Hoje nós também vamos retomar os recapeamentos noturnos no Igarapé do Passarinho, Avenida Itacolomy e Carvalho Leal vão receber o recapeamento, são vias que não suportam mais o tapa-buracos”, afirma o vice-prefeito da capital, Marcos Rotta.

De acordo com o chefe do poder executivo municipal, serão investidos em obras de recapeamento das ruas da cidade cerca de R$ 320 milhões. “Talvez seja a primeira vez que acontece isso em Manaus, principalmente se tratando de dinheiro próprio. Então, já que o verão veio, nós vamos encará-lo e vamos realmente dar um nocaute nessa buraqueira da cidade”, disse o prefeito.

Os trabalhos do ‘Plano de Obras de Verão’ mobilizam mais de 600 servidores da Seminf, cerca de 30 caçambas retroescavadeiras, pás mecânicas e rolos compressores.

Bairros

Os bairros Grande Vitória e Gilberto Mestrinho, na zona leste, Monte Pascoal e Monte das Oliveiras, na zona norte, são os primeiros que recebem a ação da Seminf, com 54 equipes de infraestrutura. Segundo a prefeitura, as obras também serão intensificadas, simultaneamente, nos bairros Shagrilá e Alfredo Nascimento, ainda nesta semana.

“Na sexta-feira (15) nós faremos um mutirão com todo o contingente da Seminf no Alfredo Nascimento, somente nos finais de semana. Lá é um pacote de 95 ruas e já entramos na trigésima rua concluída e todo final de semana nós estaremos lá até a conclusão das ruas. Após a conclusão dessas 95 ruas, nós estaremos na Cidade de Deus iniciando os mutirões dos finais de semana lá”, explicou o secretário municipal de infraestrutura, Kelton Aguiar.