Dia ‘D’ contra pólio terá 549 postos de vacinação em Manaus; confira lista

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é de que 138.641 crianças sejam imunizadas. A campanha contra o sarampo continua

Édria Caroline

Manaus – Neste sábado (18) ocorre o Dia ‘D’ de Mobilização Nacional contra a poliomielite. A vacina, que é dada em forma de gotinha, é destinada a crianças com idades que variam de um ano a menores de 5 anos e estará disponível em 549 postos de Manaus, das 8h às 17h. O Dia ‘D’ será realizado em todo o País. A campanha contra o sarampo continua.

Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (Foto: Marinho Ramos/Semcom)

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é de que 138.641 crianças sejam imunizadas. “É importante que os pais levem os filhos dentro da faixa etária da campanha para tomar a vacina. Não temos um caso confirmado de poliomielite há 28 anos e esta é uma doença grave, que pode deixar sequelas ou até mesmo levar à morte”, explicou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, em coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (17).

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), Marinélia Ferreira, destacou que mesmo as crianças que já tenham tomado a vacina no calendário normal devem ser vacinadas novamente. “No calendário normal, as crianças tomam a vacina injetável, na campanha a dose é em gotinha, reforçando a imunização contra a doença. Não é só uma proteção individual, é pensando no coletivo também, até porque o vírus da doença ainda circula em outros países”, disse.

Em Manaus, serão 549 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas espalhados por toda a cidade, e na zona rural. A lista completa de postos pode ser consultada no site semsa.manaus.am.gov.br.

A abertura oficial da campanha será a partir das 9h, no Parque Cidade da Criança, localizado na Avenida André Araújo, zona centro-sul de Manaus, com uma programação especial para os pequenos.