Durante abertura de Ano Letivo, Arthur anuncia 14º salário e inaugura creche

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o ano de 2019 inicia com mais de 240 mil alunos matriculados, sendo 45 mil novatos

Stephane Simões / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A abertura do Ano Letivo das escolas municipais, realizada nesta terça-feira (5), contou com a inauguração de uma creche, que recebeu o nome de Creche Municipal Professor Elias Lima de Souza. O evento aconteceu na Rua Parintins, bairro Zumbi dos Palmares, zona leste da cidade, onde a nova unidade de ensino foi instalada.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) adotou o tema ‘Família e Escola: Todos Responsáveis Uns Pelos Outros’. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que para o ensino dar certo, é necessário que tenha união entre os professores e a família.

O prefeito de Manaus, a primeira-dama do município e a equipe da Semed (Foto: Raquel Miranda)

“Nós temos o menor índice de evasão escolar, no País, do Ensino Fundamental. Quando uma criança falta, nós temos um grupo que vai a escola procurar saber o motivo desta ausência e vai até o ambiente familiar para conhecer e tentar resolver o problema em uma conversa com os pais”, contou ele.

Segundo a Semed, o ano letivo de 2019 inicia com mais de 240 mil alunos matriculados, sendo 45 mil novatos. Ao todo, são 496 unidades de ensino, entre 17 creches, 11 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja).

Na ocasião, o prefeito anunciou que pagará nesta sexta-feira (8), o 14º salário para mais de mil servidores que alcançaram a meta estabelecida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. A nota para os Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) foi de 6,8, enquanto os Anos Finais (6º ao 9º Ano) alcançaram a nota de 5,8, colocando Manaus em 9º lugar no ranking das capitais brasileiras.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto e a primeira-dama do município, Elisabeth Ribeiro Valeiko (Foto: Raquel Miranda)

Nova creche

Com a inauguração da Creche Municipal Professor Elias Lima de Souza, a capital amazonense passa a contar com um total de 17 espaços para crianças de um a três anos. Deste total, 13 são prédios próprios e quatro são conveniadas. De acordo com o prefeito, mais oito creches estão sendo construídas.

A previsão é que outra creche seja entregue ainda neste semestre. Com isso, Manaus contará com 18 unidades em funcionamento. “É o nosso acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que nos deu recurso para fazermos 22 obras que serão feitas no mesmo terreno, uma de Ensino Infantil e outra de Ensino Fundamental”, finalizou.