Faixa azul da Constantino Nery é liberada por conta de obras na Djalma Batista

Um trecho da Avenida Djalma Batista será interditado, a partir desta sexta-feira, por conta de obras de recuperação de drenagem. Faixa azul será liberada até a conclusão dos serviços

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A Avenida Djalma Batista será interditada, nesta sexta-feira (9), no trecho entre as ruas Pará e João Valério, nos dois sentidos. Durante o período em que durar a obra, o tráfego de veículos e as 34 linhas de transporte público que circulam no local serão desviados para outras vias.

A linha azul – faixa exclusiva para circulação de transporte público coletivo ou individual – da Avenida Constantino Nery, para onde irão convergir todas as linhas de ônibus e parte do tráfego de veículos, será liberada para circulação plena durante todo o período de execução da obra.

(Foto: Divulgação)

Classificada como urgente, emergencial e preventiva, a obra da Djalma e das áreas no entorno visa a corrigir problemas da drenagem antiga, bem como problemas estruturais decorrentes de construções de prédios comerciais em área de canalização de igarapé.

Nesta quinta-feira (8), o prefeito em exercício Marcos Rotta e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, estiveram no local e afirmaram que a medida atende a uma programação que já vem sendo executada pela Prefeitura de Manaus nos últimos três meses.

“É uma obra extremamente necessária. Aqui passa uma tubulação antiga que se aproxima dos 40 anos e, nesse período, foi feita uma canalização de igarapé. Na época era a tecnologia que se tinha. Hoje, nós precisamos levar em consideração a segurança desses estabelecimentos que aqui estão e a segurança da Djalma Batista”, explicou Marcos Rotta. Segundo o prefeito em exercício, após as obras na Djalma, será feito o desvio da rede de drenagem que passa embaixo de uma rede da lanchonete e de um posto de gasolina.

Não há previsão para a conclusão da obra, que depende das condições climáticas. Quanto menos chuva, mais rápido o trabalho será concluído.

Os trabalhos deverão ser feitos em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), além da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Eletrobras Amazonas Energia e a prestadora de serviços de telefonia da Oi.

Desvios no trânsito

A partir das 9h da sexta-feira (9), a Avenida Djalma Batista, zona centro-sul, será interditada no trecho entre as ruas Pará e João Valério, nos dois sentidos de tráfego, para a execução dos trabalhos de recuperação da rede de drenagem profunda da área. Os condutores que seguem pela Djalma Batista poderão desviar do trecho interditado fazendo os seguintes desvios:

  • Sentido bairro/Centro: entra à direita na rua João Valério, acessa à esquerda, na alça de retorno da rua Arthur Bernardes (após a Constantino Nery), segue pela rua Pará para chegar na av. Djalma Batista e seguir em direção ao Centro.
  • Sentido Centro/bairro: A rua Pará estará com trânsito liberado. Portanto, o condutor poderá acessar a Pará e entrar à esquerda nas ruas Rio Jutaí ou Rio Madeira para ter acesso à rua João Valério e, assim, chegar à avenida Djalma Batista para seguir no sentido Bairro.

Os acessos estarão sinalizados com placas indicativas dos desvios e agentes do Manaustrans estarão monitorando o tráfego. A principal orientação é para que os condutores busquem rotas alternativas e evitem trafegar na Djalma Batista durante as obras.

Ao todo, 34 linhas do transporte público terão seus itinerários alterados por conta da realização das obras emergenciais na drenagem profunda da avenida Djalma Batista.