Na Região Norte, 67% aceitam religião nas escolas

Levantamento realizado no começo de setembro mostra que a média de pessoas a favor da implantação do ensino religioso nas escolas nas regiões Norte e Centro-Oeste é maior que a média nacional

Manaus – Nas regiões Norte e Centro-Oeste 67,6% das pessoas são a favor do ensino da história das religiões na educação básica no País, 25,9% são contra, e 6,6% não sabe/não opinou, segundo uma pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, pela Paraná Pesquisas filiada da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), no levantamento realizado no começo de setembro.

A pesquisa foi realizada a partir de um questionário online, entre os dias 6 e 10 de setembro de 2017, com brasileiros de 16 anos ou mais. A média de pessoas a favor da implantação do ensino nas escolas nas regiões Norte e Centro-Oeste é maior que a média nacional de 63,3%.

O Sinep-AM informou que apenas as escolas que têm na sua missão a filosofia religiosa é que adotam a disciplina (Foto: Divulgação/Semed/Cleomir Santos)

Na Região Nordeste 66,1% dos entrevistados se disseram a favor, 27,4% contra, e 6,5% não sabem/ não opinaram, na Região Sudeste, 60,2% alegaram ser a favor, 33,5% contra, e 6,3% não sabem/não opinaram. Já na região Sul, 62,7% disseram ser a favor, 29,9% contra, e 7,4% não sabem/não opinaram.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que oferece o ensino religioso para as turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental nos anos iniciais, Ensino Fundamental nos anos finais, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação do Campo.

Segundo a Semed, a disciplina de ensino religioso é abordada em sua prática pedagógica a temática como parte da educação cidadã, na perspectiva da diversidade religiosa, com o objetivo de contribuir para o conhecimento e respeito das diferentes expressões religiosas que compõem a cultura e sociedade brasileira.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) informou que a disciplina de ensino religioso não é obrigatória. Apenas as escolas que têm na sua missão a filosofia religiosa é que adotam a disciplina.

A equipe de reportagem da Rede Diário de Comunicação (RDC) entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.