Novos ônibus com câmeras e ar condicionado passam a circular em Manaus

A empresa Eucatur já começou a realizar as viagens de teste na linha 640. Os veículos devem ser liberados para uso do transporte público ainda neste mês

Gisele Rodrigues

Manaus – Cinco novos ônibus articulados devem começar a rodar na capital ainda neste mês. A empresa Eucatur já começou a realizar as viagens de teste na linha 640 e chamou a atenção dos usuários, que, curiosos, correram para conferir a novidade. No novo modelo, com ar condicionado, o motorista terá acesso as imagens de quatro câmeras instaladas no ônibus, em um monitor próximo ao volante.

A empresa Eucatur já começou a realizar as viagens de teste na linha 640 (Foto: Divulgação/Eucatur)

Cerca de 18 veículos ainda serão adquiridos pela empresa, que atende a maioria dos moradores da zona leste e norte de Manaus. Os articulados são do mesmo modelo que hoje operam na cidade do Rio de Janeiro e estão adaptados para circular na faixa azul.

Os teste, realizados nesta segunda e terça-feira (30 e 31), também ocorreram na tarde desta quarta-feira (1º). Ainda sem previsão, a empresa informou que, neste mês, os veículos estarão liberados para o uso no transporte urbano de Manaus.

Com 21 metros de comprimento, os ônibus da marca Volvo B340M, modelo Marcopolo Viale BRT atendem 180 passageiros sentados, têm sete portas, sendo quatro do lado esquerdo e três no direito.

pesar do planejamento para a entrega de outros 18 novos veículos articulados, a Eucatur afirmou que ainda não tem previsão para a renovação da frota dos ônibus convencionais.

Em março do ano passado, a Prefeitura de Manaus fez a entrega de 30 novos ônibus, com um investimento de R$ 9 milhões para o atendimento das quatro zonas da capital. Na ocasião, vice-prefeito Marcos Rotta informou que as empresas de transportes urbanos deveriam entregar até o final daquele ano 300 veículos novos.