Prefeitura lança aplicativo para registrar problemas na iluminação pública

Por meio do aplicativo, o cidadão pode registrar três tipos de problemas detectados no sistema de iluminação pública da cidade: lâmpadas apagadas, lâmpadas acesas durante o dia e lâmpadas oscilando

Filipe Távora / redacao@diarioam.com.br

O aplicativo foi desenvolvido em parceria entre a concessionária Manaus Luz e a Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia) (Foto: Jimmy Geber)

Manaus — A Prefeitura de Manaus lançou, na tarde desta quarta-feira (7), o aplicativo ‘Manaus+Luz’, por meio do qual o cidadão poderá solicitar serviços de manutenção na iluminação pública da capital. O aplicativo é gratuito para smartphones e tablets e está disponível nas plataformas Android e IOS. A apresentação do aplicativo se deu por volta das 15h, na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

Por meio do aplicativo, o cidadão pode registrar três tipos de problemas detectados no sistema de iluminação pública da cidade: lâmpadas apagadas, lâmpadas acesas durante o dia e lâmpadas oscilando.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, esses três casos constituem a maior parte das fontes de reclamações feitas pelos cidadãos com relação à iluminação. “Esse aplicativo detecta as insatisfações. Nós temos resolvido praticamente cem por cento dos problemas em até 48 horas”, disse. Ainda conforme o prefeito, o ‘Manaus+Luz’ passou por uma fase de testes que durou 40 dias.

Detalhes

Para usar a ferramenta, o usuário do aplicativo deve indicar o endereço e os pontos de referências do local onde detecte o problema na iluminação, com o auxílio do mapa disponível no ‘Manaus+Luz’.

O lançamento do aplicativo contou com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Neto (Foto: Jimmy Geber)

Para realizar o pedido, o cidadão deve fazer um cadastro, fornecendo dados pessoais como: nome, número do CPF e e-mail. Após a solicitação, será gerado um número de protocolo e o status de “pendente”, indicando que a solicitação terá um prazo de 48 horas para ser executada.

O prefeito disse, também, que o aplicativo faz parte das ações do programa Cidade Inteligente. “(A ferramenta) é uma demonstração de que Manaus está se preparando tecnologicamente para que possa se tornar uma cidade inteligente”, afirmou.

O ‘Manaus+Luz’ foi desenvolvido em parceria entre a concessionária Manausluz e a Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), estrutura vinculada à Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

Apesar da criação do aplicativo, o serviço de atendimento à população pelo número 0800 201 0001, que serve para tratar dos problemas da iluminação pública, continuará em pleno funcionamento, 24 horas por dia.