Semmas abre oficinas de reaproveitamento de resíduos, nesta segunda

O objetivo é o de estimular a geração de renda. Interessados já podem se inscrever no local ou pelos telefones (92) 98842-2506 e 99112-7757 (WhatsApp)

Da redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – A programação anual de oficinas de reaproveitamento de resíduos oferecida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), terá início na próxima segunda-feira (11), no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Uai Shopping São José, zona leste da capital.

Os interessados já podem se inscrever no local ou pelos telefones (92) 98842-2506 e 99112-7757 (WhatsApp). As aulas irão até o dia 22, em dois horários (das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h). A primeira oficina ensinará a confeccionar uma boneca em pote a partir do reaproveitamento de vasilhames plásticos ou de vidro. A peça, que serve como porta-trechos, pode variar de tamanho e é confeccionada também a partir de resíduos de tecidos.

As aulas irão até o dia 22, em dois horários, no Uai Shopping (Foto: Divulgação/Semmas)

Renda

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, o objetivo das oficinas vem sendo alcançado, que é o de estimular a geração de renda para as famílias que se dedicam à prática do reaproveitamento.

“Buscamos oferecer o estímulo às pessoas dando a elas a oportunidade de participar gratuitamente de uma oficina em que aprenderá a respeitar o meio ambiente, evitando o descarte de determinados tipos de resíduos, e ao mesmo tempo obter uma alternativa de renda com a venda de seus produtos”, afirma Araújo.

A oficina será ministrada pela técnica em Educação Ambiental, Francisca Godinho. Segundo ela, são necessários vasilhames ou potes plásticos ou de vidro, retalhos de tecidos em cores e tamanhos variados, agulha, linha e cola.

“Para a oficina, estão sendo reutilizados potes de plásticos de achocolatado que recebemos em grande quantidade. Com a ajuda de moldes, confeccionamos a cabeça e os braços da boneca, enquanto a roupa é feita por meio das técnicas do fuxico e dobradura. Tudo muito simples e a um baixo custo”, explicou.

O Uai Shopping São José fica na Alameda Cosme Ferreira, s/n, no São José. As oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos acontecem no Ecam, que fica no primeiro piso, até o mês de novembro, ofertando sempre uma peça diferente como porta-cartão, carteira, porta-agulheiro, vasos, entre outros. As informações são da Prefeitura de Manaus.