Sete novas escolas municipais serão entregues neste trimestre

Ano letivo da rede municipal de ensino teve início, nesta segunda-feira, com cerca de 236 mil estudantes matriculados. Prefeito de Manaus participou da abertura

Sofia Lorrane

Manaus – O ano letivo das escolas da rede municipal de ensino teve início, nesta segunda-feira (5), e a abertura oficial veio com o tema ‘Inclusão para Promoção da Paz e da Solidariedade – Alfabetizar é Compromisso de Todos’. Com 499 unidades de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) prevê a inauguração de mais sete escolas até o primeiro trimestre deste ano. O ano letivo foi aberto, nesta segunda-feira, com cerca de 46 mil novos alunos, do total de 236 mil estudantes matriculados.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que realizou a abertura do Ano Letivo 2018 na Escola Municipal Jorge de Rezende Sobrinho, no bairro Tancredo Neves, zona leste, informou que a meta para este ano é investir na infraestrutura.

Sete novas escolas municipais serão entregues neste trimestre, diz Arthur (Foto: Sofia Lorrane/Divulgação)

“Fizemos um grande investimento em pedagogia, esperamos que seja um ano de crescimento e temos projetos muito bonitos para isso. Temos sete escolas novas para entregar ainda no primeiro trimestre. Nós vamos também investir em geladeiras novas, ar condicionados, em trocas de telhado e o que tiver apresentando defeito”, explicou Arthur.

De acordo com a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, este ano a educação montou uma estrutura pedagógica mais sólida para as escolas. “Estamos prontos para começar o ano e trabalhar forte na educação que é o que de fato vai melhorar a realidade da nossa cidade. Temos metas arrojadas em todas as nossas escolas, em todos os níveis educacionais e vamos acompanhar isso por meio das avaliações de desempenho do estudante”, disse.

A prefeitura informou que vai oferecer, ao longo do ano, cerca de 12 mil toneladas de alimentos para as escolas municipais, pelo ‘Programa de Alimentação Escolar’, com a meta de atender até 270 mil estudantes. A Semed contará com 414 escolas na zona urbana da cidade e 84 unidades na zona rural rodoviária e ribeirinha de Manaus. Cerca de 16 creches, sendo 12 próprias e quatro conveniadas, 115 Centros Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja).