SSP-AM ativa Centro Integrado de Comando no Bumbódromo de Parintins

Parintins – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta sexta-feira (24), a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), no quinto andar do Bumbódromo em Parintins. A ativação faz parte das ações de segurança que serão desenvolvidas na “Operação Integrada de Parintins 2016”, com apoio da Prefeitura do município.

O centro irá coordenar as ações de segurança que serão desenvolvidas durante o 51º Festival Folclórico, que inicia na noite desta sexta-feira (24) e segue até o próximo domingo (26). Pelo menos 18 câmeras de segurança estão instaladas no município, para monitoramento dos principais pontos de concentração de pessoas.

O secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, coronel Dan Câmara, explicou que o monitoramento também será acompanhado em tempo real no CICC – Estadual (CICC-E) em Manaus, localizado no Aleixo. Pelo menos 1,5 mil servidores, entre segurança pública e do município parintinense, integram de forma direta e indireta a operação.

“Por meio das câmeras de segurança poderemos visualizar a movimentação dentro e fora do Bumbódromo, e, dessa forma, acionarmos as equipes para pronta-resposta em casos de ocorrência. Esse mesmo acompanhamento em Manaus nos ajuda a mensurar o nosso trabalho e nos dá a capacidade de solicitar recursos, que chegariam aqui em tempo hábil, se necessário, para resolvermos qualquer tipo de crise”, ressaltou.

Fazem parte da operação pelo Sistema de Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBMAM) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

No festival deste ano, os órgãos municipais da Prefeitura de Parintins participam de forma efetiva e integrada aos órgãos de Segurança, por meio de fiscalizações de bares e estabelecimentos.

Policiamento ostensivo 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) atuará diretamente em pontos que são considerados estratégicos, com grande movimentação de pessoas. Segundo o comandante do policiamento de Parintins, tenente-coronel Valadares Júnior, serão empregados 13 viaturas, 16 motocicletas além de policiamento a pé nas ações.

“Vamos alocar as equipes, principalmente, em torno do Bumbódromo no perímetro de segurança estabelecido e na Praça da Catedral, onde estará o maior número de pessoas. Como este ano não haverá palcos alternativos com os shows, fizemos o mapeamento dos locais que mais receberão os visitantes”, revela.

Cerca de 370 policiais militares participam da operação durante os três dias de Festival (24, 25 e 26 de junho), entre eles da Tropa de Choque, Força-Tática, alunos oficiais e policiais lotados em Parintins.

Fiscalização de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza, desde a quinta-feira (23), ações de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito em Parintins. A campanha do Detran-AM pretende evitar, principalmente, casos de embriaguez ao volante. O trabalho de fiscalização será realizado por meio de blitze fixa e itinerante, com o uso do etilômetro (bafômetro).

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitosa, as fiscalizações para o cumprimento da ‘Lei Seca’ serão realizadas nas áreas com grande número de estabelecimentos comerciais, como a avenida Amazonas e áreas ao redor do Bumbódromo, para que sejam evitados graves acidentes decorridos, sobretudo, pelo consumo de bebida alcoólica.

Cerca de 20 funcionários do Detran-AM vão atuar nas ações de fiscalização. “Nós vamos investir muito na questão de conscientização dos motoristas. Não queremos em momento algum empanar o brilho da festa com acidentes fatais ou mortes no trânsito. Temos de conscientizar os motoristas para o perigo do álcool”, alerta.

Medidas de Prevenção 

O Corpo de Bombeiros do Amazonas terá empregado nos três dias do 93 servidores e 17 viaturas, entre elas: unidade de resgatem caminhões auto tanque de combate a incêndio, caminhão de busca e salvamento e lanchas.

Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Fernando Sérgio, entre as funções da instituição estão à fiscalização de extintores de incêndio, sistemas fixos de hidrante e rotas de fuga.

“São medidas que se tornam importantes para mantermos um ambiente seguro para o público que for prestigiar a festa dos bois-bumbás. Temos ainda profissionais, por exemplo, especialistas em salvamento em altura, que vão ficar em alerta em caso de qualquer eventualidade”, conta.