Temperatura em áreas urbanas de Manaus pode chegar a 37ºC, em outubro

De acordo com o Sipam, a temperatura na capital deve continuar alta nos próximos três meses. Centro e áreas com pouca vegetação serão mais afetados

Édria Caroline

Manaus – O protetor solar deve continuar sendo um aliado do manauara nos próximos três meses, já que as temperaturas, em Manaus, tendem a continuar elevadas. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o mês de outubro, quando inicia o período chuvoso, também deve apresentar altas temperaturas e pode chegar a máxima absoluta de 37ºC.

Os meses de julho, agosto e setembro são considerados pelos meteorologistas os mais quentes do ano (Foto: Eraldo Lopes/Arquivo)

Segundo o chefe da divisão de meteorologia da instituição, Ricardo Dallarosa, apesar do mês de outubro ser o mês de transição entre o período seco e o chuvoso, a previsão é que as temperaturas não sofram quedas. “O mês de outubro tem característica de ambas as estações, ocorrendo de forma alternada (dias chuvosos e dias de céu claro), mas também deve possuir temperatura máxima média de 33°C”, explicou.

Dallarosa ainda afirma que esses são indicadores de valor mensal médio e, portanto, os máximos absolutos podem apresentar valores mais elevados em cerca de 3°C ou 4°C. Ou seja, em outubro podem ser registradas temperaturas de 36°C a 37°C, com céu aberto durante o dia.

Os meses de julho, agosto e setembro são considerados pelos meteorologistas os mais quentes do ano. Neste ano, os índices climatológicos das temperaturas máximas médias desses meses apontam, respectivamente, 31,5°C, 32,2°C e 33,0°C.

Porém, em zonas como o Centro de Manaus e outras áreas com pouca vegetação, devem apresentar temperaturas ainda maiores. “Outro fator que contribui para o aquecimento urbano é a frota de veículos automotores, que são fontes móveis de calor. Manaus possui uma frota de veículos superior a setecentas mil unidades”, disse Ricardo.