Ufam inicia negociações para fechar parceria com Universidade de Nova Iorque

A Federal do Amazonas deverá ser a segunda instituição da América Latina a firmar parceria com a State University of New York (Suny), depois da PUC-Rio

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Ampliar os horizontes de aprendizado e atuação de estudantes e docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no ensino, na pesquisa, na extensão ou na inovação. Esse é um dos propósitos de uma parceria que começa a ser fortalecida entre a Ufam e a State University of New York (Suny), a maior instituição pública de ensino superior do Mundo. A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) é a responsável pelo acordo.

Objetivo da parceria é ampliar os horizontes de aprendizado e atuação de estudantes e docentes da Ufam (Foto: Eraldo Lopes/Acervo-DA)

“Entre as áreas de formação e pesquisa da Instituição Estadual Americana, podemos destacar as áreas de Educação, Tecnologia, Artes e Estudos Latinoamericanos”, enfatiza a titular da ARII, professora Leda Brasil. “Também têm destaque os estudos em Design, Linguagens, Saúde Mental, Negócios, Internacionais, Engenharia e Meio Ambiente. A parceria científica é nosso enfoque, porque permite que as iniciativas sejam institucionalizadas por meio da ARII”.

Segundo informa a assessora, Língua Portuguesa é uma disciplina ofertada pela Suny. A Federal do Amazonas deverá ser a segunda instituição da América Latina a firmar parceria com a Estadual de Nova Iorque, depois da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  “Eles são diretivos, por isso, o acordo deve contemplar áreas específicas, alinhando os objetivos comuns. Com certeza, nós nunca tivemos uma parceria desse calibre”, comemora.

“A oferta do Português é uma facilidade para os estudantes brasileiros”, complementa a assessora, ao informar que a Ufam tem uma programação para dar competência no segundo idioma à comunidade acadêmica, por meio do Centro de Ensino de Línguas (CEL), vinculado à Faculdade de Letras (Flet). Um dos requisitos para cursar graduação ou pós na Suny é possuir conhecimento de inglês fluente.