Zona norte de Manaus tem 173 materiais publicitários retirados pela Prefeitura

Ao todo, na ação, foram retirados 173 engenhos publicitários instalados em locais inadequados e não regulamentados, proibidos por lei

Da redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – As principais vias da zona norte, as Avenidas Camapuã e Noel Nutels, receberam a operação Manaus Mais Limpa, nesta quinta-feira (21), que visa à despoluição visual na capital. A ação é integrada pela Prefeitura de Manaus e Polícia Civil. Ao todo, foram retirados 173 engenhos publicitários instalados em locais inadequados e não regulamentados, proibidos por lei.

Foram removidos 94 faixas, 48 galhardetes, 42 placas, 24 pneus, oito cavaletes e quatro lambes-lambes, além de uma estrutura de metal. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do total de placas apreendidas, dez foram retiradas de árvores. Uma delas estava inclusive chumbada no canteiro central da Avenida Noel Nutels e foi preciso utilizar um maçarico para a remoção.

Conforme a Semmas, do total de placas apreendidas, dez foram retiradas de árvores (Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

Os técnicos da Divisão de Educação Ambiental da Semmas abordaram também comerciantes que utilizavam caixas de som em frente aos estabelecimentos, entregando informativos sobre o combate à poluição sonora e a importância da arborização urbana.

O ‘Manaus Mais Limpa’ tem coordenação direta do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus). Representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-AM) também estão atuando na operação, em parceria com órgãos municipais e da Polícia Civil. “Essa foi nossa sexta operação seguida, de retirada de engenhos irregulares e a maioria em postes”, disse o coordenador do Procon, Rodrigo Guedes.