Amazonas registra queda no índice anual de desmatamento

O desmatamento no Amazonas caiu 22% na comparação entre agosto de 2015 e julho de 2016 e agosto de 2016 e julho de 2017, interrompendo uma curva de crescimento anual. Todos os Estados da Amazônia Legal apresentaram queda no total das áreas desmatadas. A maior baixa foi encontrada no Tocantins, onde o desmatamento diminuiu 54%. É o que mostram os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados nesta terça-feira. Mesmo assim, o Amazonas, em julho deste ano, foi o Estado com a segunda maior participação no desmatamento da Amazônia, representando 23% do total desmatado. O desmatamento na Amazônia Legal caiu 21% em um ano, interrompendo uma curva de crescimento após cinco anos. Entre agosto de 2016 e julho de 2017, o desmatamento acumulado na região foi de 2.834 quilômetros quadrados – isso equivale a quatro cidades de Salvador em área destruída. Um índice menor que em 2016 (3.580 km²) e 2015 (3.323 km²) na série histórica.

Denúncias do Pardal 1

As notícias de infração encaminhadas pelo aplicativo Pardal ao Ministério Público Eleitoral no Amazonas, do pleito de 2017, foram distribuídas aos procuradores eleitorais.

Denúncias do Pardal 2

Os procuradores responsáveis ficarão desobrigados de instaurar Notícia de Fato nos casos em que constatarem a ausência de elementos mínimos para iniciar uma apuração.

Propaganda da Suframa

Ivo Amaral, Kintaw e Digital foram habilitadas na 4ª sessão pública da concorrência para agência de propaganda da Suframa.

Escola de R$ 14,1 mi

A Seduc homologou à N. J. Construções, por R$ 14,1 milhões, a construção de uma escola de tempo integral em Tefé (AM).

Tratamento a indígena

O Ministério Público Federal apura a situação de uma indígena tikuna sujos pais se recusam a autorizar tratamento médico.

Terminais com teatro

O prefeito Arthur Neto (PSDB) sancionou a lei que abre espaço nos terminais de ônibus de Manaus para peças artísticas.

Prorrogação passada

O Dnit publicou, ontem, a prorrogação, para o passado dia 11 deste mês, do convênio com para a obra do porto de Borba.

Concurso público

O Tribunal de Contas determinou que as secretarias estadual (Sema) e municipal (Semmas) de Meio Ambiente façam concurso público.