Associação buscará Justiça para os que pereceram na ‘fila da morte’

Confira as notas da Coluna Claro & Escuro desta quarta-feira, 19 de abril, do DIÁRIO DO AMAZONAS

Da Redação / portal@d24am.com

Manaus -Associação dos Pacientes Renais Crônicos (Arcam) vai tentar, via Justiça, com apoio da deputada estadual Alessandra Campelo (PMDB), buscar junto ao governo do Estado a indenização para as famílias das vítimas que morreram na chamada ‘fila da morte’. O objetivo é responsabilizar o governo pelas mortes, tanto pelo atendimento precário na hemodiálise quanto pela suspensão dos transplantes na rede estadual de saúde.

Turma do TRT: Estado tem que fiscalizar terceirizadas

Por unanimidade de votos, a Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – AM/RR (TRT11) manteve na íntegra sentença que condenou o Estado de Roraima ao pagamento das verbas rescisórias de uma trabalhadora terceirizada, em caso de inadimplência da devedora principal. A decisão colegiada fundamentou-se no item V da Súmula nº 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e negou provimento ao recurso ordinário do ente público por entender que este não fiscalizou o cumprimento das obrigações trabalhistas da prestadora de serviço. No julgamento do recurso do Estado, o desembargador relator Lairto José Veloso   ressaltou o dever do ente público de efetivamente fiscalizar o cumprimento das  obrigações contratuais e legais da prestadora de serviços como empregadora, persistindo a responsabilidade subsidiária caso não tenha cumprido seu papel. Na ação trabalhista ajuizada em maio de 2016, a reclamante alegou que foi contratada por  empresa que não pagou verbas rescisórias, não registrou a baixa em Carteira e não efetuou os depósitos do FGTS.

Menos 33 mil empregos

De acordo com dados dos indicadores da Suframa, o Polo Industrial de Manaus perdeu 33.307 vagas de empregos diretos, entre 2012 e 2017, na média mensal.

Comércio ilegal de casas

O Ministério Público Federal (MPF) recebeu denúncias de comercialização ilegal de casas do projeto Minha Casa Minha Vida de Itacoatiara (AM), nos Conjuntos Jacarezinho 1 e 2.

Irregularidades em ramais

O MPF apura irregularidade ambiental em ramais (ZF-7, ZF-7/B, Fé em Deus, Boa Vida, Bom Destino, Leão, Jesus de Nazaré, ZF-1 e Cristiano de Paula) na Região Metropolitana de Manaus.

Crise chega ao Norte 1

A crise humanitária vivida na Venezuela, potencializada por denúncias de autoritarismo do governo do país, vem afetando cada vez mais o norte do Brasil.

Crise chega ao Norte 2

A organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch aponta que Roraima necessita de ajuda imediata como porta de entrada dos venezuelanos no País.

No ‘apagar das luzes’ 1

De acordo com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o ex-prefeito de Careiro Castanho (AM), Hamilton Villar, foi preso por receber (vantagens indevidas) propina.

No ‘apagar das luzes’ 2

Para o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), a prisão de Villar não encerra a operação Apagar das Luzes,  porque o esquema de corrupção é muito grande e deverá acarretar em mais prisões de envolvidos.

Contrato sem barco

No interior do Estado, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) investiga um contrato para transporte fluvial de estudantes, da prefeita de Anori, Sansuray Xavier, com uma contratada que não tinha barco nem conhecimento do contrato.

Denúncia contra prefeito

O conselheiro Érico Desterro, do Tribunal de Contas do Estado, admitiu representação do Sindicato dos Servidores Municipais de Coari contra o prefeito Adail José Pinheiro.

PT não conseguiu manter as mãos longe da caixa

Ícone do pensamento de esquerda em todo o mundo, o linguista americano Noam Chomsky disse que “é doloroso” ver que o não conseguiu manter as mãos fora da caixa registradora. “Eles se juntaram à elite extremamente corrupta, que está roubando o tempo todo”, afirmou.

Luciano Huck conversa com o Partido Novo

Durante o feriado de Páscoa, o apresentador Luciano Huck encontrou-se com João Basílio, um dos apoiadores do Partido Novo. O apresentador tem ensaiado sua estreia na política. O Partido Novo garante que ainda está estudando nomes para o próximo pleito.

Mais info

10 trilhões de reais é a previsão do governo para o déficit do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sistema público que atende aos trabalhadores do setor privado, em 2060. É um aumento de 16% no rombo previsto há um ano, para a mesma data.

1,7% foi para quanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou suas projeções macroeconômicas globais de projeção de crescimento do Brasil para 2018. A projeção anterior do relatório Perspectiva Econômica Mundial era de 1,5%.

Veja a charge: