Coluna ‘Claro & Escuro’: 72% conhecem alguém que perdeu emprego no Brasil

Confira as notas da Coluna Claro & Escuro, deste sábado, 8 de abril, do DIÁRIO DO AMAZONAS

Da Redação / portal@d24am.com

Manaus – O percentual de pessoas que conhecem alguém que perdeu emprego no último ano atingiu 72%, em março, segundo pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) junto ao Instituto Ipsos Public Affairs. Em março de 2016, o percentual era de 58%. No mesmo período, subiu de 21% para 31% o número de pessoas que conhecem alguém que perdeu emprego e ainda não conseguiu recolocação. Entre os entrevistados que estão empregados e temem ficar desempregados, houve aumento dos que desistiram de contrair novas dívidas ou estão tentando reduzir seu endividamento: de 44%, em 2016, para 61%, em 2017. A pesquisa também identificou uma redução no número de pessoas que conseguiram mudar seus hábitos de consumo para economizar: de 25% para 13%. Para a Fiesp, isso mostra que os brasileiros não conseguem reduzir ainda mais seu nível de consumo atual, que já está em patamar baixo por conta da crise econômica. Quanto ao futuro, 38% dos brasileiros acreditam que a situação do emprego, em 2017, continuará ruim e 37% sustentam esperança de melhora.

Exposição ‘Amazônia  – Os Extremos’ mostra a destruição da floresta

A partir deste domingo (9), o Paiol da Cultura do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), em Manaus, recebe a exposição itinerante ‘Amazônia – Os Extremos’, promovida pela Agência Amazônia Real. Com imagens de fotos e vídeos, a mostra faz um alerta sobre a destruição da floresta amazônica causada pelos desmatamentos e pelas queimadas. A exposição faz parte da programação de aniversário de 22 anos do Bosque da Ciência.

Umanizzare sem pressa

Quatro meses depois, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária instaurou o processo para estudar  penalidades à Umanizzare pela fuga em massa no Ipat, no início do ano.

Jornalistas agradecem

A equipe da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO agradece as mensagens de felicitações que recebeu pelo Dia dos Jornalistas, comemorado nesta sexta-feira.

Privilégios a magistrados 

O Supremo Tribunal Federal vai julgar uma ação que questiona lei do Mato Grosso que prevê indenização por atendimento médico e internação hospitalar a magistrados estaduais, ativos, aposentados e dependentes.

Terras da Amazônia 2

A Comissão Mista do Congresso da Medida Provisória 759/2016 realizou audiência pública, quarta-feira, para tratar da regularização fundiária na Amazônia Legal.

Terras na Amazônia 2

O relator da Medida, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a regularização fundiária vai permitir que os agricultores familiares contratem o crédito rural.

Confiança menor 1

A recuperação do otimismo do consumidor identificada nos dois primeiros meses do ano não se sustentou em março.

Confiança menor 2 

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor para este mês recuou 2,3% na comparação com fevereiro de 2017.

Imposto suspenso 1

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, suspendeu instrução que permitia a cobrança sindical de empregados e servidores públicos, o imposto sindical.

Imposto suspenso 2

Os sindicatos esperavam arrecadar mais de R$ 160 milhões com a instrução, que foi suspensa, na quarta-feira.

Tite para presidente?

Pesquisa do Instituto Paraná, do final de março, mostrou que, mesmo no auge do sucesso da Seleção, 80% dos eleitores brasileiros não votariam em Tite  para presidente do Brasil, em 2018.

Vanessa condena o ataque dos EUA à base da Síria

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) condenou o ataque dos Estados Unidos à Síria, após a morte de civis. Ela avalia que a ação, ordenada pelo presidente americano Donald Trump, pode ter consequências para a paz mundial.

Jorge Viana quer audiências sobre venda de terras

O senador Jorge Viana (PT-PR) apresentou pedidos de audiência pública sobre a venda de terras a estrangeiros. O assunto repercutiu no Senado, após reportagem do jornal Valor Econômico, afirmando que o governo tem projeto para  permitir a compra.

Mais info

600 bilhões de reais foi o valor pago pelos brasileiros em impostos, neste ano, até quinta-feira, segundo o ‘Impostômetro’. No ano passado, o valor  foi registrado  em 16 de abril, o que revela menor crescimento da arrecadação.

0,46% foi a variação do Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), em março, ficando 0,27 ponto percentual acima da taxa do mês anterior (0,19%), segundo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira.

Veja a charge:

Comentários via Facebook