Papéis das aéreas têm alta com abertura a capital estrangeiro

Confira as notas da Coluna Claro & Escuro, desta quarta-feira, 12 de abril, do Diário do Amazonas

Da Redação / portal@d24am.com

Manaus – Além da Azul, que viu suas ações subirem 6,67% em seu primeiro dia na Bolsa, a Gol também avançou nesta terça-feira, com os papéis cotados a R$ 10,30, alta de 6,63%. O desempenho da Gol foi influenciado principalmente pela perspectiva de abertura total do setor aéreo ao capital estrangeiro.  Em nota, a Gol informou ser a favor da eliminação das barreiras ao capital. A Latam também acentuou que a medida estimula o crescimento do setor.

Base de dados nacional vai identificar todos os  cidadãos

A Justiça Eleitoral organizará uma base de dados nacional com informações de identificação de todos os cidadãos, para uso de todos os órgãos governamentais. É o que determina o Projeto de Lei complementar (PLC) 19/2017, aprovado pelo Plenário do Senado nesta terça-feira. Ele segue agora para a sanção presidencial. O projeto também dispõe sobre a criação de um Documento de Identificação Nacional (DIN), a ser emitido com base nas informações compiladas. No entanto, o relator do texto, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), adiantou que o presidente Michel Temer vetará os artigos referentes ao documento. A Identificação Civil Nacional (ICN) reunirá todas as informações de identificação do cidadão, como o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor. A nova base dados será gerida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garantirá o acesso à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo. A integração da ICN ocorrerá, ainda, com os registros biométricos das polícias Federal e Civil.

Bolsas

O governo do Estado reduziu os investimentos em bolsas de pesquisa para mestrado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Em março deste ano, a fundação oferecia 205 bolsas de mestrado e, em março de 2016, o número de bolsas para mestrado totalizava 270.

Sem imprevistos

Projeto apresentado na Câmara Municipal quer regulamentar o horário de paralisação do sistema de abastecimento de água. Conforme a matéria, os cortes não mais poderão ocorrer por imprevistos, sob pena de multa.

Licenciamento

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) instaurou inquérito para apurar a regularidade do licenciamento ambiental do Posto de Abastecimento de Embarcações situado ao lado do Porto de Novo Airão, bem como “a adoção de eventuais medidas compensatórias adequadas ao impacto ao meio ambiente”.

Enem

Para garantir mais segurança aos candidatos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá cadernos de questões personalizados. O estudante que fizer a prova vai receber o material com o nome e o número de inscrição já impressos.

Santas Casas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, ontem,  o programa de crédito às Santas Casas de Misericórdia e às instituições filantrópicas que prestam atendimento  ao Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria, que deve seguir para a Câmara dos Deputados, conta com duas emendas do senador Eduardo Braga (PMDB/AM).

Concorrência

A entrada em operação do aplicativo de transporte Uber em Manaus abriu a disputa no setor. Mais preocupados estão os mototaxistas pelo valor que se aproxima da ‘corrida’ média pelo serviço de duas rodas.

Publicidade

A Kantar Ibope Media apontou que mais de 63 mil anunciantes investiram nos meios e veículos no ano passado. Desses, mais de 30 mil são novos anunciantes, que destinaram  R$ 5,2 bilhões em propaganda, ou 4% do bolo publicitário total.

Meirelles aposta em reversão das contas públicas

“O governo aumentou muito as despesas nos últimos anos e isso fez com que o País tivesse um déficit. O importante é que isso está caindo e daqui a pouco vai ter um superávit”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre o rombo nas contas públicas.

Temer mostra surpresa com a lista de Fachin

O governo havia sido informado que a abertura do sigilo das delações da operação Lava Jato ocorreria após a Páscoa. Apesar de o número de ministros citados ser conhecido, Temer ficou surpreso com a quantidade de senadores envolvidos: 24 dos 81, disse uma fonte.

Mais info

273 deputadoos são contra e 101 são a favor da reforma da Previdência, segundo o último levantamento do Grupo Estado. Até as 20h  de ontem, havia 35 indecisos; 65 não quiseram responder; 37 não foram encontrados; e um deve se abster.

2 bilhões de reais custou o satélite geoestacionário da Telebrás, alvo de ação no Supremo Tribunal Federal para barrar o leilão. Ele  foi projetado para aumentar a oferta de internet banda larga e a  comunicação estratégica das Forças Armadas.

Comentários via Facebook