Reservas extrativistas no Amazonas devem ganhar energia solar em 2017

As reservas extrativistas (Resex) Médio Purus e Ituxi, no Amazonas, deverão contar, a partir de julho de 2017, com energia elétrica de fonte solar fotovoltaica, para incrementar a produção. Com a eletricidade, os moradores já planejam ativar uma fábrica de gelo para conservar o pescado e as frutas perecíveis, como o açaí e o cacau, comercializados pela comunidade. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Manaus  equilibra indústria e serviços na sua riqueza

Sob o ponto de vista dos municípios, a concentração de riqueza permaneceu inalterada no País em 2014, ano em que apenas sete deles, todos capitais de seus Estados, responderam por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil.  É o que mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios 2014.  No ranking das sete cidades que mais geraram riqueza em 2014, as cinco primeiras posições permanecem inalteradas desde 2010. A sexta posição em 2014 é de Manaus (AM), com 1,2%; que assumiu esta colocação em 2013. A maioria dessas sete capitais é, tradicionalmente, identificada como concentradora da atividade de serviços – principalmente intermediação financeira, comércio e administração pública. A exceção ficou por conta do município de Manaus, cuja economia tinha equilíbrio entre indústria e serviços. Agregando­se a riqueza de 62 municípios, alcançou­se, aproximadamente, a metade do PIB nacional e 32,8% da população, diz o IBGE. Em 2013, 60 municípios concentravam metade do PIB.

Afeam muda diretoria 1

Em plena crise pela aplicação de R$ 20 milhões em empresa envolvida com corrupção no Rio de Janeiro, a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) vai eleger sua nova diretoria.

Afeam muda diretoria 2

Em Edital publicado no Diário Oficial do Estado, a Afeam convoca os acionistas para Assembleia Geral, para destituir a atual diretoria e eleger a nova, no dia 22 deste mês.

Diário não postado

Ontem, o último Diário Oficial do Ministério Público do Estado disponível na internet ainda era o do dia 13 deste mês. No site, não havia informações sobre o atraso na publicação.

Hidrelétricas ameaçam 1

Estão em estudo cerca de mil hidrelétricas na Amazônia, segundo dados da Superintendência de Concessões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Hidrelétricas ameaçam 2

O número alto de projeto para construir hidrelétricas preocupa  os ambientalistas sobre o futuro hídrico da Região, pois incluem pequeno e grandes empreendimentos.

Polícia em Cantá 1

Em Roraima, a prefeita Roseny Cruz , de Cantá, é a principal investigada da operação Libertatem 2. Foi afastada do cargo e conduzida coercitivamente à sede da Polícia Federal.

Polícia em Cantá 2

O mesmo aconteceu com outros secretários municipais e servidores. O grupo é investigado pelo desvio de R$ 20 milhões  da Saúde e Educação. Bens de luxo foram apreendidos nas casas dos 50 envolvidos no esquema.

Confusão em Maués 1

A presidente da Câmara Municipal, Ana D’Carli (SD),  foi acompanhada de  policiais militares e de um delegado para assumir a Prefeitura de Maués, ontem,  após o afastamento de Carlos Góes (PT), pelos vereadores, na segunda-feira.

Confusão em Maués 2

Carlos Góes disse que é vítima de “golpe”, e que a decisão da Câmara de afastá-lo é nula. No final do dia, conseguiu uma decisão liminar e voltou ao cargo. A disputa termina com a posse do prefeito eleito, Junior Leite.

Comissão pune Geddel  com uma ‘censura ética’

A Comissão de Ética da Presidência da República aprovou  a aplicação de censura ética ao ex-ministro da Secretaria de Governo  Geddel Vieira Lima, por ter feito pressões para a liberação de empreendimento em Salvador, onde tem imóvel.

Janot pede resiliência ante ‘revanchismo’

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu  aos procuradores da República que mantenham a serenidade e a resiliência ante o “revanchismo” de determinadas estruturas de poder que se insurgem contra o Ministério Público por causa da operação Lava Jato.