Consumidores aproveitam produtos até 70% mais baratos para adiantar compras

Segundo a CDL Jovem, o abatimento no valor dos impostos são, em média, de 30% a 35%. Consumidores já buscam até presentes para o Dia dos Namorados

Édria Caroline

Manaus – Com abatimentos que variam, em média, de 30% a 35% em lojas de confecção, calçados, acessórios e no ramo alimentício, os dois shoppings de Manaus que participam do Dia da Liberdade de Impostos (DLI) devem receber, nesta quinta-feira (24), cerca de 100 mil pessoas, que vão buscar os, aproximadamente, 10 mil produtos que estão disponíveis isentos de impostos. O DLI já é considerado na cidade um dia equivalente ao ‘Black Friday’.

A servidora pública Treicy Silva, 24, foi conferir de perto as promoções e gostou do que viu. “Eu vim pra ver se era verdade mesmo e estou impressionada. Por exemplo, um cappuccino que eu tomo, normalmente por R$ 10, hoje saiu a R$ 4. Então está valendo a pena sim”, disse.

Consumidores aproveitam produtos até 70% mais baratos para adiantar compras (Foto: Eraldo Lopes)

Já o administrador Antônio Soares, 32, aproveitou a oferta em uma loja de calçados, para antecipar a compra do Dia dos Namorados. “A loja de sapatos que ela gosta aderiu à promoção. Então, já passei aqui para comprar o presente dela por um preço menor”, afirma Antônio. Produtos que, em dias normais, chegam a custar R$ 249,99, hoje, podem ser levados para casa por R$ 162,49, por exemplo.

Com a média de abatimento da carga tributária de 30% a 35%, na maioria dos estabelecimentos, alguns lojistas optaram por colocar produtos à disposição da campanha com até 70% de abatimento no valor dos impostos. Neste ano, a ação teve adesão de 250 lojas, no Manauara e Amazonas Shopping.

“Até ontem (23) tínhamos poucas lojas aderindo à campanha e havíamos deixado o valor do abatimento em até 80%. Com a adesão de mais lojas, esse abatimento ficou acordado com os lojistas em até 70%, mas a maioria das lojas oferece de 30% à 40% da carga tributária”, explica Luiz Eduardo Leal, representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovens de Manaus (CDL Jovem) e coordenador da campanha.

O Manauara Shopping, onde 138 lojas aderiram à campanha, estende seu horário de funcionamento, nesta quinta-feira, até às 23h. O superintendente do centro de compras, Fábio Deganutti, acredita que a ação vai motivar os consumidores neste final de mês. “Além da ação de conscientização, a gente está em uma janela entre o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, onde teríamos um momento mais morno na nossa economia e a gente tem o shopping muito cheio para o horário, com os consumidores entrando nas lojas, pesquisando, olhando e consumindo”, afirmou Fábio.

O Procon Manaus também está nos shoppings participantes da campanha para fiscalizar os produtos vendidos, com o intuito de impedir qualquer eventual irregularidade por parte de lojistas. “A gente sabe que eventos promocionais existem muitas reclamações, então viemos dar suporte à campanha da CDL Jovem para que os produtos estejam isentos de impostos da carga tributária”, explica Rodrigo Guedes, diretor do órgão.

Uma das ações de fiscalização consiste em verificar a nota fiscal na compra do produto, onde a carga tributária, discriminada no documento, deve estar zerada. No caso de alguma loja que participa da campanha cometer algum tipo de infração, a multa aplicada varia entre R$ 200 e R$ 3 milhões, dependendo do capital da loja.

Aplicativo auxilia consumidores

Criado por acadêmicos do Instituto de Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o aplicativo Teewa ajuda, com pesquisas rápidas, o consumidor que deseja aproveitar o DLI.

No aplicativo, o consumidor pode ter acesso às lojas que aderiram à campanha da CDL Jovem e aos produtos que estão na promoção. “Além de ajudar os consumidores no DLI, o nosso aplicativo estende a promoção até o final de semana com o delivery de comida custando um preço menor que o normal”, explica Daniel Xavier, um dos orientadores do aplicativo.