Em Manaus, oficinas profissionais gratuitas são oferecidas na zona norte

Da redação


Manaus – O conjunto Viver Melhor 1, no bairro Santa Etelvina, na zona norte de Manaus, recebe, neste sábado (16), uma programação de palestras e oficinas gratuitas para orientação profissional e sobre as dificuldades do trabalhador de permanecer no emprego. A ação irá ocorrer no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Caio Carlos, no Lago Azul.

A ação da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad) faz parte da 3ª edição do projeto ‘Prefeitura+Presente’. O projeto é uma iniciativa da Ouvidoria e Serviço de Proteção ao Consumidor de Manaus (Procon Manaus) que visa aproximar a população do poder público.

Durante a orientação, o trabalhador terá acesso a temas como Comportamento nas Entrevistas para Emprego, Importância do Estudo de Línguas nos Processos Seletivos e Mercado de Trabalho, além das oficinas Língua Portuguesa e Elaboração de Currículo. Cada atividade será ministrada por profissionais que atuam na área e por psicólogos.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, informou que as escolhas dos temas das palestras e oficinas foram definidas com base em um levantamento feito pela secretaria, que constatou as principais dificuldades do trabalhador quando encaminhados pelo Sistema Nacional de Emprego do Município (Sine Manaus).

Também será oferecida emissão de carteira de identidade e CPF; distribuição de mudas, brincadeiras educativas e orientações da Defensoria Pública do Estado (DPE).