Fecomércio aponta preferência de consumidor por ‘comércio de bairro’ para o Dia dos Pais

Por Beatriz Gomes


Manaus – À procura de preços menores, consumidores trocaram o Centro da capital por lojas dos bairros para presentear no Dia dos Pais, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio/AM). Os consumidores de Manaus devem gastar, em média, R$ 175 com o presente de 14 de agosto.

De acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, a crise econômica tem realizado mudanças bruscas nos hábitos dos consumidores. “Antes, a maioria optava por realizar as compras no Centro da cidade, no entanto, esse mês, observou-se que a grande maioria dos consumidores optaram por realizar suas compras no comércio local (47,2%), levando em consideração justamente a proximidade da sua casa e os preços”, aponta o estudo.

A localização (60,6%), preços (31,4%) e variedade de produtos (3,7%), foram os fatores que levaram os consumidores a optar por compras no comércio local. Enquanto que para os entrevistados que costumam realizar as compras no Centro da cidade, a variedade de produtos (75,7%), seguida da variedade de lojas (63,1%), preços (58,6%), promoções (54,0%), atendimento (11,7%), climatização (10,8%), localização (7,2%) e segurança (7,2%), foram os principais atrativos considerados.

A pesquisa, realizada em Manaus, consultou 400 consumidores, em julho. Dos entrevistados, 71,8% disseram receber renda mensal de um até dois salários mínimos (R$ 881 a R$ 1.760).