Sistema Sine retoma emissão de carteira de trabalho sem necessidade de agendamento

Da Redação /Diário do Amazonas


Manaus – As unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) vão receber os pedidos de carteira da trabalho sem a necessidade de agendamento prévio. A determinação foi dada, nesta terça-feira (04), pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira e vale a partir desta quarta-feira (05), se estendendo por todo o mês de outubro.

O ministério informou que o sistema de emissão de carteira digital está funcionando normalmente em todo o País e continuará sendo utilizado durante todo o mês. O sistema está passando por adequações desde o início do ano passado e operava com dificuldades nas unidades do Sine Manaus e do Sine Amazonas. Em média, são emitidas 120 carteiras por dia na capital.

Para garantir que todo trabalhador tenha seu documento emitido, o Ministério do Trabalho anunciou que está disponibilizando, também, a emissão da carteira manual, em caso de falha ou intermitência do sistema. “Já enviamos um primeiro lote de 300 mil carteiras para todo o Brasil e a expectativa é distribuirmos 1,5 milhão”, frisou o ministro.

Os trabalhadores que já estão com agendamento garantido serão atendidos com prioridade na data marcada. Além da Superintendência Regional do Trabalho, em Manaus, o trabalhador pode procurar um posto do Sine estadual e o PAC Alvorada, que emitem o documento.

No interior do Estado, as agências Regionais de Manacapuru, Coari, Presidente Figueiredo, Eirunepé, Itacoatiara, Parintins, Humaitá e São Gabriel emitem a carteira. Em Tabatinga, a Gerência Regional do Trabalho também emite a carteira e o trabalhador também pode procurar as prefeituras de Uarini, Manicoré, Santo Antônio do Iça. Todos receberão a quantidade de documentos necessária para atender corretamente a demanda.