Decreto estabelece 22 feriados para servidor estadual durante 2017

Beatriz Gomes / portal@d24am.com

Manaus – Os servidores públicos do Estado e do município terão 22 feriados e pontos facultativos em dias úteis esse ano. O decreto com o calendário dos feriados de 2017 foi publicado, na terça-feira (24), no Diário Oficial do Estado (DOE). Somente três feriados vão cair no sábado e no domingo.

O ano começou com o dia da Confraternização Universal caindo em um domingo. O carnaval esse ano começa no sábado dia 25 de fevereiro, mas os feriados e pontos facultativos serão nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março.

Abril vai ser um mês em que a Quinta-Feira Santa e Sexta-Feira da Paixão de Cristo caem nos dias 13 e 14, uma semana depois, na sexta-feira será comemorado o feriado de Tiradentes. E já no dia 1º de maio, segunda-feira, será a folga do Dia Mundial do Trabalhador. O mês de junho conta com o feriado de Corpus Christi na quinta-feira, 15, e o ponto facultativo na sexta-feira, 16.

Julho e agosto serão os únicos meses sem  feriado. Em setembro, é celebrada a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, e a  Independência do Brasil. O dia 6 será  ponto facultativo, na quarta-feira.

Outubro e novembro vão ser os meses com o maior número de folgas em dias úteis, quatro cada. Em outubro, os dois feriados caem um na quinta, dia 12, e o outro na terça-feira, 24, o que permitiu decretar ponto facultativo na sexta, 13, e na segunda, 23.

Já em novembro, o dia 2, de Finados, que acontece na quinta-feira, será imprensado na sexta. O dia 15, Proclamação da República, cai na quarta, enquanto o da Consciência Negra será na segunda, 20.

No último mês do ano, o feriado de Nossa Senhora da Conceição será na sexta-feira, enquanto o Natal, na segunda.

O governo considera que os feriados que coincidem com o iminente término da semana aconselha a declaração de ponto facultativo para conter gastos nos órgãos, nos dias que intercalam.

Veja: