Desemprego vai encostar em 13% e só vai cair em 2018, prevê Bank of America

O desemprego no Brasil deve atingir pico de 12,9%, no segundo trimestre do ano que vem e só vai começar a cair em 2018, previu, ontem, o banco americano Bank of America Merrill Lynch. A taxa está hoje em 11,8%, sendo que cada ponto percentual representa um milhão de desempregados, aproximadamente. O banco acredita que o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de riquezas e serviços produzidos pelo País) crescerá 1%, em 2017.

Com 54 mortes, 2016 já é o ano mais violento no campo

O número de assassinatos no campo de janeiro a novembro de 2016, no País, já supera a quantidade de casos ocorridos durante todo o ano de 2015, de acordo com levantamento da CPT (Comissão Pastoral da Terra), vinculada à Igreja Católica. Foram 54 homicídios nos primeiros 11 meses deste ano, quatro a mais que no ano passado inteiro. Esta marca já faz de 2016 o ano mais violento no campo, desde 2003, quando 71 pessoas foram assassinadas. Só em Rondônia, o Estado mais violento em números absolutos, foram 17 homicídios, de janeiro a novembro. O Maranhão ficou na posição seguinte, com 12; seguido do Pará, com seis. A Pastoral da Terra também registrou assassinatos na Bahia (4), em Tocantins (3), Alagoas (2), Amazonas (2), Paraná (2), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (1). A Pastoral da Terra diz que vários fatores explicam a violência no campo, inclusive a instabilidade política no País. A impunidade é apontada como uma das principais causas das ações violentas.

Bolsas a ‘fantasmas’

O Ministério Público do Estado (MP-AM)  instaurou inquérito para apurar denúncia de pagamento indevido de bolsas de estudo pela Fapeam a bolsistas ‘fantasmas’.

Certidões suspeitas 1

O Ministério Público também apura irregularidades e definição de autoria nas certidões passadas pelo Detran-AM a licitantes da Concorrência Pública nº 001/2014-CEL/SMTU.

Certidões suspeitas 2

A Concorrência Pública nº 001/2014-CEL/SMTU era para serviços de transportes Alternativo e Executivo para circular em Manaus, mas foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado.

Não ao magistério

A parcela dos alunos brasileiros de 15 anos que declara interesse pelo magistério
é zero, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015.

Seguro até o dia 20

O INSS  recebeu 55 mil requerimentos de seguro-defeso, no Amazonas. A primeira parcela do benefício deve ser paga dia 20 de dezembro.

Inventário no Porto

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil  publicou Portaria constituindo uma  comissão  para  realizar o inventário de bens do Porto Organizado de Manaus.

Milhões para estradas

O Diário Oficial da União publicou, ontem, aditivos a contratos do DNIT com as empreiteiras  Sanches Tripoloni e  Castilho Engenharia, que comam R$ 337 milhões para obras em estradas federais em Roraima, inclusive a BR-174, quie liga Manaus a Boa Vista.

Cidades confortáveis

Manaus foi incluída entre as 36 cidades mais confortáveis do Brasil para viajar, pelos comentários que recebeu, num ranking divulgado pela empresa Expedia Brasil.

Faltam informações  
A Amazonprev informou que uma análise do sistema previdenciário, de forma consolidada, só se torna possível quando obtidas informações dos demais Poderes, por meio de seus sitios. Há Poderes que ainda não aderiram ao Amazonprev.

Donald Trump é a personalidade do ano pela ‘Time’

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi escolhido a “personalidade do ano” pela Time. Logo após o anúncio da escolha da revista americana, o magnata afirmou à emissora NBC que “era uma grande honra”, que “significava muito” para ele.

Brasil precisa de educação melhor afirma Schleicher

“Se o Brasil quer um grande futuro, precisa de uma educação melhor”, disse Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE, responsável pela aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), no qual o País ficou entre os piores do mundo.