Estudo mostra baixa qualidade de vida entre moradores da Amazônia

Ranking elaborado pelo Observatório das Metrópoles coloca 94 cidades da Amazônia Legal entre os 100 piores municípios em condições de bem-estar urbano. A grande maioria está no Estado do Pará, com 41 cidades listadas, seguido do Maranhão, com 32 cidades, e dez no Amazonas. O índice é composto por cinco avaliações: Mobilidade Urbana, Condições Ambientais Urbanas, Condições Habitacionais, Atendimento de Serviços Coletivos e Infraestrutura Urbana.

TJAM zera ‘fila’ dos recursos  que aguardavam envio ao STF

Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) informou, ontem, que zerou a “fila” de recursos judiciais que aguardavam envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, agora, trabalha para obter o mesmo resultado em relação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O acúmulo de processos, que totalizava quase 1,2 mil para as duas instâncias superiores, foi identificado em julho, quando o desembargador Flávio Pascarelli assumiu a presidência do Tribunal amazonense e determinou a implantação de uma série de medidas administrativas para corrigir o problema. “A nossa preocupação mais imediata foi agilizar o andamento dos Recursos Especiais e Recursos Extraordinários que aguardavam para ser encaminhados ao Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça. Identificamos um acúmulo de quase 1,2 mil processos com esses tipos de recursos, num quadro prejudicial para o jurisdicionado, que precisa e espera da Justiça maior celeridade no atendimento de suas demandas”, afirmou o desembargador Flávio Pascarelli.

Lá como cá

A Polícia Federal apreendeu dinheiro, carros de luxo e um avião no Maranhão, de um esquema de desvio de recursos públicos da Saúde.

Recapeamento de ruas

A Prefeitura de Manaus homologou a licitação para o recapeamento asfáltico na Avenida Grande Circular 2, entre as avenidas Preciosa (Monte das Oliveiras) e  C  (Nova Cidade).

Espaço no Parque

A Manauscult abriu seleção para permissão de uso de espaço público de forma onerosa e provisória, para venda de alimentos pela iniciativa privada, no Parque Cidade da Criança.

Recurso da Assembleia

A 3ª Turma do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais marcou para o dia 19 o julgamento de um recurso da Assembleia Legislativa do Amazonas contra a Fazenda nacional.

Faz mal à saúde

O Diário Oficial da Assembleia Legislativa publicou, ontem, a concessão de licenças para tratamento de saúde de oito servidores que somam 125 dias.

Dinheiro para energia 1

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão abriu crédito de R$ 56.284.633,00 no orçamento de investimento para a Amazonas Geração e Transmissão de Energia S.A.

Dinheiro para energia 2

O dinheiro deve ajudar na conclusão da implantação da Usina Termelétrica Mauá 3, em ciclo combinado, com capacidade de geração de até 650 MW, na zona leste de Manaus.

Desmatamento assusta 1

O rápido aumento do desmatamento da Amazônia, que voltou com  muita intensidade nos últimos anos, acendeu o sinal amarelo no governo federal.

Desmatamento assusta 2

Representantes da academia, de governos estaduais e da sociedade civil foram chamados de forma urgente para discutir e  formas de combater a perda da floresta, a fim de cumprir a meta de zerar o desmatamento ilegal
até 2030.

 Meirelles defende  PEC do Teto em cadeia nacional

Para tentar convencer a população a apoiar a criação de um limite para o aumento dos gastos públicos, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, comparou, ontem, em cadeia de rádio e televisão, o rombo das contas de R$ 170 bilhões a “um prejuízo” que a gestão Michel Temer teve de assumir.

 Moro: ‘Não somos uma sociedade de castas’

O juiz Sérgio Moro disse que, com a manutenção da prisão de condenados em segunda instância, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Brasil não é uma sociedade de castas e que mesmo crimes cometidos por poderosos encontrarão uma resposta na Justiça criminal.