Fiscalização da PRF apreende jabuti, tartarugas e ovos de quelônio na BR 319

Gisele Rodrigues / Diário do Amazonas


Manaus – Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AM) na rodovia BR 319, que liga Manaus a Porto Velho, apreendeu, na tarde desta quarta-feira (12), um jabuti, seis tartarugas e 78 ovos de quelônio que estavam dentro de um veículo preto, modelo VW Saveiro e placa JXG-5594. Segundo a PRF, a fiscalização foi motivada por uma denúncia anônima.

Durante a abordagem dos policiais, o condutor do veículo, Vivaldo Alcântara de Souza, fugiu para a mata e, segundo a PRF, não foi localizado. No carro também estava uma adolescente de 15 anos, que declarou ser mulher do suspeito. A adolescente foi ouvida na Unidade Operacional da PRF, no município de Careiro da Várzea, e liberada em seguida.

                                                  Foto: Divulgação

Os animais e ovos, conforme a PRF, foram encaminhados para o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e um boletim de ocorrência foi realizado. Conforme o órgão, o documento será encaminhado para a Polícia Civil e para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para as devidas providências.

                                                Foto: Divulgação