Instituto aponta estimativa de 520 novos casos de câncer de próstata no AM neste ano

Laís Motta /Diário do Amazonas


Manaus – Com estimativa de 520 novos casos de câncer de próstata no Amazonas, em 2016, é necessário atenção, cuidado e prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza, este mês, exames em unidades móveis para combater este tipo de câncer, que é o de maior incidência no Amazonas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

O câncer de próstata atinge, principalmente, homens a partir dos 65 anos, de acordo com o Inca. O risco é de que os tumores cresçam de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, o que pode levar o paciente à morte. No entanto, segundo o Inca, a maioria dos casos cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Segundo estimativas do instituto, o ano de 2016 fechará com 520 novos casos de câncer de próstata, no Amazonas. São 28,08 novos casos a cada 100 mil habitantes, no Estado. Somente em Manaus, 330 homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata, uma média de 35,31 manauaras a cada 100 mil.

Atendimento

As unidades do Programa Saúde Manaus Itinerante disponibilizarão exames para homens, durante a campanha Novembro Azul, como ultrassonografia da próstata via abdominal, abdômen total e superior, tireoide e aparelho urinário. No entanto, a Semsa alerta que as unidades do Programa Saúde Manaus Itinerante não realizam consultas médicas de rotina e que o usuário deve apresentar requisição médica para a realização dos exames oferecidos na campanha. Na rede municipal, as solicitações são feitas pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, afirma que a ampliação do atendimento aos homens tem como finalidade facilitar o acesso do público masculino aos exames preventivos. “A população masculina, tradicionalmente, procura pouco as unidades de saúde. Neste momento, queremos chamar a atenção dos homens para a necessidade de cuidar da saúde, oferecendo maior acesso aos exames preventivos de imagem”, disse Leão.

Programação
A partir desta segunda-feira, o programa disponibiliza uma unidade no estacionamento da Maternidade Moura Tapajóz, na Compensa. O serviço itinerante de saúde também estará na Rua Bélgica com a Rua Argentina, no Parque das Nações, até 17 de novembro. Outro ponto de atendimento será na unidade no estacionamento da Arena Amadeu Teixeira, até o dia 18. A unidade localizada na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) fará atendimento até o dia 25 de novembro.

Cada zona geográfica da cidade possui uma unidade de referência para a entrega dos resultados dos exames. Na zona norte, o usuário deve procurar a UBS Balbina Mestrinho; na zona leste, a UBS Leonor Brilhante; na oeste, a UBS Leonor de Freitas; e na zona sul, a UBS Vicente Pallotti.

No dia 26 deste mês, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) fará uma ação de rastreamento do câncer de próstata, ofertando consultas e exames de PSA gratuitos a 100 homens, com idade entre 50 e 70 anos. Os homens que serão atendidos já foram cadastrados.