Manaus tem 34,4 candidatos por vaga na Câmara Municipal

Da Redação /Diário do Amazonas


Manaus – A disputa por uma das 41 cadeiras de vereador na Câmara Municipal de Manaus atingiu, nas eleições deste ano, o índice de 34,41 candidatos por vaga. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou estarem aptos a serem votados 1.411 candidatos. Na capital, o número é quase três vezes maior do que a média de candidatos a vereador por vaga em todo o Estado, de 12,5.

Em todos os municípios do Amazonas, há 9.024 candidatos e 722 vagas nas Câmaras Municipais. O município do Estado com a menor relação entre o número de candidatos a vereador e as vagas é Itamarati, com  4,67. A média nacional é de 7,99, ainda segundo o site de estatísticas do TSE.

Entre os candidatos a vereador, em Manaus, 22% se declararam empresários. A maioria, 55,5% têm outras atividades.  A maioria tem entre 35 e 59 anos, 70% são homens pardos e 50% casados.

O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil. Por meio desse sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato, assim como todos os seus dados, segundo foram informados à Justiça Eleitoral.

Ao consultar a situação do registro de algum candidato, o usuário vai se deparar com algumas informações. ‘Cadastrado’ representa a situação de todos os pedidos de registro de candidatura recebidos pelo sistema. Na prática, significa que o pedido foi protocolado dentro do prazo e recebido pela Justiça Eleitoral.