Mesário das eleições municipais de 2016 receberá treinamento específico

Por Álisson Castro


Os mesários nas eleições municipais de 2016 têm importante papel no bom andamento do processo de votação e oferecem sua parcela de contribuição à democracia brasileira.

Para as eleições deste ano, assim como em eleições anteriores, os cidadãos que atuarão como mesários no pleito receberão treinamento específico da Justiça Eleitoral para que possam solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação, dentro de sua alçada de atribuições.

A coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thayanne Fonseca, membro do Grupo de Trabalho responsável pela capacitação dos mesários, ressalta a importância do treinamento para evitar qualquer contratempo no dia da votacão.

“O mesário que participa do treinamento tem condições de atuar de maneira segura no dia da votação. Ele consegue realizar os procedimentos na seção eleitoral com tranquilidade porque o treinamento aborda todas as situações possíveis, em ordem cronológica, desde a chegada à seção, às 7h, até o encerramento da votação, às 17h. O curso dá destaque para as questões de cidadania, ética e de acessibilidade no trato com os eleitores”, afirma Thayanne.

A nomeação dos mesários será feita até 3 de agosto pelo juiz eleitoral do respectivo município.