Mutirão de consultas dermatológicas marca Dia de Combate ao Câncer de Pele em Manaus

Com informações de assessoria / portal@d24am.com


Manaus – No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, neste sábado (26), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realiza um mutirão de consultas dermatológicas, das 8h às 14h. A ação, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em todo o País, tem a expectativa de atender, aproximadamente, 30 mil pessoas. Em Manaus, além da FMT-HVD, também participam a Fundação Alfredo da Mata e o Hospital Universitário Getúlio Vargas.

De acordo com a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, o objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. Ela ressalta que esse tipo de câncer é o que apresenta maior incidência no Brasil e na região Norte.

Em 2015, segundo Graça Alecrim, a FMT-HVD realizou 300 consultas dermatológicas, na data de mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Foram identificados 15 novos casos da doença.

Coordenadora da campanha na FMT-HVD, a dermatologista Luciana Mendes explica que a iniciativa busca identificar o maior número possível de pessoas com lesões suspeitas de câncer, para encaminhá-las ao tratamento, nos casos indicados. A dermatologista alerta que é preciso procurar o serviço de serviço de saúde para ser examinado, nos casos em que apareçam ‘pintas’ ou sinais pretos que mudam de cor, aumentam de tamanho e possuem bordas assimétricas e irregulares, assim como a ocorrência de ferida na pele que não cicatriza.

A médica ressalta que a principal arma de combate ao câncer de pele é a prevenção. Ela orienta o uso diário de filtro solar. O ideal, conforme a dermatologista, são os produtos que protegem contra a radiação UVA e UVB e têm fator de proteção solar (FPS) acima de 30.  Outras medidas de proteção são: não se expor ao sol depois das 10h e antes das 16h, usar chapéus e roupas de manga quando não puder aplicar filtro solar e examinar regularmente a própria pele.