No bairro Alvorada, projeto Nova União Kids forma campeões brasileiros

Manaus – Criado há 11 anos, o projeto Nova União Kids reúne, atualmente, 220 crianças de 2 a 17 anos de idade, do bairro Alvorada. A iniciativa não é apenas um espaço para aulas de artes marciais, mas uma oportunidade de desenvolvimento para crianças e adolescentes. Os participantes já disputaram campeonatos mundiais e o projeto ganhou o título de campeão por equipes no último Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu.

A professora de Jiu-Jítsu, Karina Dias, 30, é uma das responsáveis pelo projeto. Ela conta que cresceu no bairro e viu muitas crianças entrarem no mundo das drogas. A partir disso teve a ideia de fazer o projeto como opção para os jovens da área.

Dias explica que as crianças praticam o Jiu-Jítsu de forma lúdica. “Durante as aulas usamos músicas e  brincadeiras de criança, mas não deixando o jiu-jitsu de lado. Eles aprendem brincando e sabem que existe a hora da brincadeira e a hora do treino sério”, explicou.

O “Nova União Kids” foi criado em 2005 e só contava com quatro crianças. Hoje, com 220 alunos, participam de campeonatos regionais, nacionais e até mesmo fora do país.

No último disputado pelas crianças do projeto, o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, realizado em abril, 13 participaram e todas ganharam medalhas. Ao todo, foram cinco medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. O resultado deu o título de campeão por equipes para o “Nova União Kids”.