Novo procurador-geral toma posse no Ministério Público de Contas

Manaus – O  novo procurador-geral de contas do Ministério Público de Contas (MPC), Carlos Alberto de Almeida, foi empossado no cargo nesta quinta-feira (14) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Ari Moutinho. Ele assume o cargo para o biênio 2016-2018.

Almeida declarou que a meta é atender os anseios da população e combater à corrupção atuando firmemente na fiscalização das contas públicas.

“Queremos o que o povo tem clamado nas ruas nestes últimos anos: administrações que sirvam melhor as pessoas, que façam as coisas de maneira mais rápida, que eliminem a corrupção, o nepotismo e o desperdício, que escute o povo e que a ele responda. Vamos comprar o desafio, ir para a linha de frente da revolução que busca mudar a cultura de administrar a coisa pública”, disse o procurador-geral.

Adepto das das Leis da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), Carlos Almeida afirmou que atuará para que as normas sejam integralmente cumpridas no Estado.

“Precisamos de dados mais abertos, informações mais claras e acessíveis, orçamentos mais transparentes, oportunidades das pessoas do povo de influir e fiscalizar as políticas de governo”, disse.

A declaração foi dada durante a solenidade de posse, realizada nesta quinta, no auditório do TCE-AM. Participaram da solenidade, entre outros, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; o secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo, representando o governador José Melo; secretários municipais e estaduais, membros do Judiciário estadual e do Ministério Público Federal (MPF) e do Estado (MPE-AM), além do ex-governador e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, membros da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), conselheiros do TCE e os procuradores do MPC.