Sanitário para cães nos Jogos Olímpicos

No Guia do Espectador para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o mapa da Arena da Amazônia, com informações sobre zonas de acesso e serviços para os torcedores, informa que haverá um ‘sanitário para cães’. O banheiro canino chama atenção de quem vê o guia por ser um utilitário, no mínimo, curioso. Na Copa do Mundo de 2014, em Manaus, não havia o sanitário para cães, que na Olimpíada será montado na área do pódio do estádio, primeiro nível que dá acessos às arquibancadas.

A presença de animais não é permitida dentro da praça esportiva, com exceção dos cães-guias utilizados, por exemplo, por deficientes visuais ou paratletas. O sanitário para cães também será utilizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), e no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Orientações

No site da Rio 2016 (www.rio2016.com), os torcedores podem ter acesso ao Guia do Espectador, gratuitamente, para download. Para cada uma das modalidades olímpicas que serão disputadas na cidade-sede dos Jogos, tem um guia para recomendações e orientações para transporte, pontos de acessos, serviços disponíveis e as localizações em mapas de cada setor que o público terá acesso.

Para o Guia do Torneio Olímpico de futebol, cada um dos sete estádios que receberão as partidas – dois apenas no Rio de Janeiro (Maracanã e Engenhão), Manaus, São Paulo, Brasília (DF), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG) – tem informações sobre as linhas de transporte. No caso da capital do Amazonas, a numeração das linhas de ônibus, que devem ser usadas para chegar na Arena da Amazônia, estão todas relacionadas. Como as principais vias (ruas) no entorno da Arena estarão interditadas, o recomendável é utilizar o transporte público.

No mapa de acesso para o estádio, os pontos que terão linhas especiais e transporte auxiliar acessível, este último será na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para pessoas em cadeiras de roda ou mobilidade reduzida. O outro mapa apresenta dados referentes às instalações da Arena, com detalhes sobre onde encontrar serviços de comércio, lojas com produtos exclusivos da Rio2016, de saúde com os postos médicos, de assistência de ingressos, sanitários acessíveis e para cães, entre outros.