Setembro apresenta menor média de temperatura dos últimos 5 anos em Manaus

Gisele Rodrigues /Diário do Amazonas


Manaus – O mês de setembro deste ano é o que apresenta a menor média de temperatura máxima, em Manaus, em comparação ao mesmo período nos últimos cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até o momento, setembro de 2016 tem a média máxima registrada de 33,5 graus Celsius, enquanto que no mesmo mês, em 2015, a média era de 37,1°C. A temperatura, segundo a previsão do órgão, caiu 3,6ºC neste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, e deve continuar caindo até o final de 2016.

O calor, um pouco mais ameno, segundo o meteorologista do Inmet, Gustavo Ribeiro, está relacionado com a quantidade de chuvas que têm atingido a capital. De acordo com o meteorologista, o volume de precipitação está “ligeiramente acima da média”. Até ontem (21), o acumulado de precipitação para o mês, em Manaus, registrado pelo órgão, era de 66,2 milímetros, quatro vezes maior do que em 2015, quando nos primeiros 21 dias de setembro o volume de chuva foi de 15,8 milímetros.
“Este volume de 66,2 milímetros de chuva em Manaus é considerado ‘ligeiramente’ acima da média para o período de 21 dias, pois o normal seria ter acumulado entre 30 e 58mm no mesmo período”, disse Ribeiro.

El Niño

A diferença na temperatura, em comparação com 2015, pode ser explicada também, de acordo com Ribeiro, pela ausência do fenômeno climático El Niño. As altas temperaturas registradas em 2015 ocorreram, conforme o especialista, porque o Estado estava sob o efeito do fenômeno, que na região amazônica dificulta a formação de nuvens, diminuindo as chuvas.

“Já este ano, não estamos sob efeito de nenhum fenômeno climático, por isso as chuvas e as temperaturas estão dentro da normalidade ou na média para o período”, ponderou.

Segundo Ribeiro, embora as chuvas registradas até esta quarta-feira estivessem ligeiramente acima da média, a previsão é que, ao término do mês, as precipitações fiquem dentro da normalidade “Chuvas entre 43 e 83 milímetros são consideradas normais para o mês de setembro em Manaus”, disse o meteorologista.