Shoppings de Manaus estarão com descontos de até 70% nas promoções de Black Friday

Laís Motta / portal@d24am.com


Manaus – Os shoppings de Manaus anunciaram que darão descontos de até 70% durante as promoções de Black Friday, que começam nesta sexta-feira (25) e vão até domingo (27). Alguns centros de compras optaram, inclusive, por estender o horário de funcionamento, como forma de atrair mais consumidores e oferecer maior tempo para as compras.

O Shopping Ponta Negra inicia, na sexta-feira, três dias de ofertas. Segundo o centro de compras, o consumidor poderá encontrar promoções de até 70% em roupas, acessórios, cosméticos, perfumaria, calçados, eletroeletrônicos e brinquedos. As lojas participantes da Black Friday estarão sinalizadas com adesivo na vitrine. O Ponta Negra vai estender o horário de funcionamento, atendendo ao público no sábado de 10h às 23h e, no domingo, de 12h às 23h.

No Amazonas Shopping, os dias de promoções também durarão três dias, iniciando na sexta-feira. Os descontos e ofertas vão até 70% em variados segmentos como vestuário, calçados e alimentação. Durante a ‘Black Weekend’ do centro de compras, também ocorrerá um feirão de automóveis.

Mais de 90% das lojas do Amazonas Shopping aderiram à promoção que acaba no domingo. O centro de compras também dará desconto de 50% no valor do estacionamento na sexta-feira e estenderá o horário de atendimento no sábado, funcionando das 9h às 23h.

No Millennium Shopping, as promoções iniciaram no último dia 21 e vão até este domingo. Os produtos também estão com até 70% de desconto em eletroeletrônicos, bolsas, bijuterias, cosméticos e perfumaria.

As lojas do Manauara Shopping, cuja participação na Black Friday deve chegar a 90%, ofertarão descontos de até 70% a partir de sexta-feira, quando o centro de compras funcionará de 9h às 23h. No sábado, o shopping funcionará das 10h às 23h.

Um dos destaques fica por conta do Tio Armênio, restaurante que abriu neste mês, no piso Castanheiras do Manauara Shopping. No local, três pratos custarão R$ 24,90 durante a promoção, como Panelinha de Cordeiro, Lombo Defumado e Filhote à Portuguesa.

 O ViaNorte terá quatro de dias de Black Friday, iniciando na sexta-feira, com promoções de até 60%. Na sexta e sábado, o shopping terá seu horário de funcionamento estendido, abrindo às 9h e fechando às 23h.

O Sumaúma Park Shopping ofertará três dias de descontos de até 70%, entre esta sexta e domingo. O centro de compras abrirá em horário diferenciado durante as ações da Black Friday. Na sexta-feira e no sábado, o shopping abre às 9h e fecha às 23h e, no domingo, abre às 10h e fecha às 22h.

Idec alerta consumidor sobre armadilhas da Black Friday

A Black Friday é uma ação promocional tradicional nos Estados Unidos. No Brasil, no entanto, é preciso ter cuidado para não sair prejudicado e não cair em ‘armadilhas do mercado’, orienta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Segundo a economista do Idec, Ione Amorim, o primeiro passo é verificar a necessidade do produto/serviço e se a promoção é realmente vantajosa.

“A mercadoria pode até ter desconto de 90%, mas só valerá a pena se o consumidor tiver como pagar os 10% restantes. Caso contrário, ainda sairá muito caro”, disse Amorim.

Nas compras realizadas pela internet, o consumidor deve imprimir as páginas do anúncio com as características da mercadoria e atentar para a comprovação da oferta.

“Em relação ao pagamento online, é necessário acompanhar a conta corrente e fatura do cartão, para comunicar a administradora ou banco em caso de anormalidade”, ressalta Amorim.

A economista lembra que o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura que todas as compras realizadas fora do estabelecimento físico, como na internet ou telefone, podem ser canceladas no prazo de sete dias, a partir da entrega do produto.

Outra dica é o planejamento dos itens que deseja comprar. Caso o consumidor queira aproveitar a data para adquirir os presentes de Natal, ele deve ter uma lista para auxiliar no controle das despesas e evitar o endividamento.