Site mostra Assembleia Legislativa como grande entidade de promoção de eventos

A Festa do Sol foi discutida no plenário da ALE, com direito a foto dos deputados estaduais Belarmino Lins e Adjunto Afonso e do federal Atila Lins (PSD) em vestes descontraídas durante o evento

Álisson Castro/Redacao@diarioam.com.br

 

Manaus – Homenagens, festividades e evento estranhos ao parlamento têm dominado as discussões na  Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Deste o início deste mês, a pauta do Legislativo estadual é dominado por assuntos que mais parecem o de uma entidade de promoção de eventos, distantes da relevância de uma Casa Legislativa.

Deputados se apresentam em fotografia no site da Assembleia Legislativa do Amazonas. Foto: Reprodução

No dia 1º, o deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) ocupou a tribuna da ALE para discursar sobre a Festa do Sol, em Lábrea, e o Festival de Praia, em Boca do Acre. O parlamentar, que nasceu naquela região, ressaltou a realização dos eventos em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE).

Segundo o parlamentar, a 27ª Festa do Sol é como um dos eventos mais populares e tradicionais no período de verão da Calha do Purus. Da mesma forma se destaca, segundo Adjunto, o 23º Festival de Praia de Boca do Acre, que iniciou no dia 19 de agosto e se estenderá até o dia 10 de setembro.

Em matéria publicada no site da ALE  sobre o pronunciamento do deputado é destacado, ainda, que, entre as atrações musicais da Festa do Sol estavam a atração nacional Simone e Simaria, ‘As Coleguinhas’, além do concurso garota e garoto sol 2017.

Ainda no dia 1º, a ALE publicou matéria informando que, durante setembro, a Casa Legislativa  teria a inauguração da exposição Fordlândia – sonho e progresso no coração da Amazônia, sobre uma cidade do Estado do Pará, batizada de Fordlândia, construída às margens do Rio Tapajós por Henry Ford.

Na matéria é citado que, segundo o coordenador de Cultura, Beto de Sá, é importante que os servidores da ALE e o público conheçam a história que aconteceu no meio da selva Amazônica. O acervo da exposição pertence ao neto de Diógenes dos Santos, Belisário Arce, que é diretor da Associação PanAmazônia.

Em outra matéria no site da ALE, é noticiada a realização de uma sessão especial em homenagem ao profissional de Educação Física. Durante a sessão, presidida pelo deputado Belarmino Lins (PROS), 30 profissionais de educação física indicados por parlamentares foram agraciados com Certificados de Honra ao Mérito.

Na ocasião, o deputado Augusto Ferraz (DEM) falou sobre valorizar o profissional de educação física nas esferas público e privada, em níveis municipal, estadual e federal. Ele lembrou que a profissão de educador físico é nobre, pois promove a saúde à população, tirando pessoas da ociosidade.

No último dia 4, a Festa do Sol voltou a ser discutida no plenário da ALE. Desta vez com direito a foto dos deputados estaduais Belarmino Lins, Adjunto Afonso e do deputado federal Atila Lins (PSD) em vestes descontraídas durante a festa que aconteceu em  Lábrea.

Sobre o evento, o deputado Adjunto Afonso fez uma declaração: “Estive presente e digo que foi um momento ímpar ver a satisfação da população, isso de um modo geral, porque vieram muitas pessoas dos municípios vizinhos e de outros Estados, como Rondônia. Parabéns a todos, em especial à população do local que recebeu muito bem os visitantes”, disse.

Ainda no dia 4, a ALE publicou matéria destacando a semana de 11 a 15 de setembro na que terá como destaque o 2º Simpósio de Prevenção ao Suicídio, como parte integrante da campanha do Setembro Amarelo, que acontece no dia 13 de setembro. Segundo informações do site, a semana terá ainda o início de diversos cursos da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e vai abrir uma discussão sobre a criação do Departamento Aeroviário do Estado do Amazonas.